A Prefeitura de Curitiba depositou, esta semana, R$ 4,4 milhões nas contas das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). O valor total se refere à quarta parcela do programa Fundo Rotativo.
O dinheiro, que inclui as cotas serviço e consumo, deve ser utilizado para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas - e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.
Os valores destinados a cada unidade dependem do tamanho e do número de estudantes matriculados.
“O dinheiro é creditado no cartão pagamento dos gestores das unidades e distribuídos no sistema para a realização dos planos de aplicação e gastos. Os dados ficam no site da Educação e a população pode acompanhar”, explica o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Curitiba já depositou R$ 18,2 milhões do Fundo para as unidades educacionais.
Formações
A Secretaria da Educação oferta periodicamente a formação continuada sobre o Fundo a seus servidores.
“É muito importante que todos saibam como administrar esses recursos, o que está coberto pelo Fundo e o que não está, bem como prestar contas utilizando o nosso sistema”, explica o responsável pela área de Recursos Descentralizados da Secretaria da Educação de Curitiba, Adriano Guzzoni.
População pode acompanhar
Para acompanhar a aplicação do Fundo, é só acessar a página da Educação.
A movimentação fica registrada no sistema Gestão de Recursos Financeiros, inclusive os dados dos anos anteriores.