A Equipe Twister, da Escola Municipal Albert Schweitzer, da Cidade Industrial, venceu a etapa regional do torneio de robótica First Lego League (FLL), com a presença da secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, no sábado (11), na praça Oswaldo Cruz. Os estudantes participarão da disputa nacional, em 4 e 5 de dezembro, em Indaiatuba, interior de São Paulo.
"A robótica é um recurso importante, que causa encantamento, atrai estudantes e ajuda a trabalhar habilidades cognitivas e conteúdos pedagógicos", disse Eleonora.
Em segundo lugar na etapa regional ficaram os alunos da Equipe Tera Maniac’s, da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, do Novo Mundo. Eles também disputarão a competição nacional em São Paulo.
Nesta edição do torneio de robótica, crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade apontam soluções para melhorar o trânsito na cidade. O tema é Smart Move, relacionado ao transporte.
As equipes das escolas municipais de Curitiba vêm realizando suas pesquisas desde março. Além delas, participam da regional mais seis equipes de outras instituições e cidades.
O torneio é promovido pela ONG First e pela Lego, fabricante de brinquedos pedagógicos, e considerado um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo.
Regional - A etapa regional de sábado começou com a apresentação dos projetos de pesquisa somente para os jurados.
A Equipe Twister pesquisou sobre o uso da bicicleta para descongestionar o trânsito e sugeriu a construção de ciclofaixas e melhoria das ciclovias existentes. A Equipe Tera Maniac’s se concentrou nos temas segurança no entorno das escolas e melhoria das calçadas.
Depois da apresentação da pesquisa, o público pode acompanhar a segunda parte da etapa, a criação de um robô. No menor tempo possível, ele deveria cumprir funções relacionadas ao tema transporte, como acessar lugares e evitar engarrafamentos, sempre de forma segura.
Além da apresentação da pesquisa e da solução robótica, o trabalho em equipe e o design do robô contaram pontos.
O vencedor da etapa de São Paulo representará o Brasil no mundial, em março de 2011, em Atlanta, nos Estados Unidos, que deverá reunir mais de 130 mil crianças.
PESQUISAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
1 - Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (Bairro Alto)
Equipe Navegadores da Tecnologia.
Os estudantes pesquisaram sobre a acessibilidade no Bairro Alto. Aprenderam sobre a legislação para construção de calçadas com acesso para pessoas com deficiência.
2 - Escola Municipal Albert Schweitzer (Cidade Industrial)
Equipe Twister
Pesquisa sobre o uso da bicicleta para descongestionar o trânsito, sem poluição. A equipe fez um projeto para construção de ciclofaixas e melhoria das ciclovias existentes, que está no blog www.twisterrobotica.blogspot.com.
3 - Escola Municipal São Miguel (Cidade Industrial)
Equipe Fênix
A equipe defende que a educação para o trânsito começa na escola, com orientações em sala de aula para modificar o comportamento da sociedade.
4 - Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva (Cajuru)
Equipe Conectados
Os estudantes propõem soluções para os congestionamentos perto das passagens de nível sobre linhas férreas.
5 - Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag (Cajuru)
Equipe Moving
A equipe se preocupou com um público específico, o cadeirante, e sugere um táxi adaptado para eles se locomoverem de forma confortável.
6 - Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (Novo Mundo)
Equipe Tera Maniac’s
Segurança no entorno das escolas e melhoria nas calçadas estão na pesquisa da equipe, apresentada no http://maniacstera.blogspot.com.
7 - Escola Municipal Papa João XXIII (Portão)
Equipe Papa Power
Entre os temas pesquisados está a diminuição da poluição emitida pelos carros. O trabalho está no http://equipepapapower2010.blogspot.com/
8 - Centro Municipal de Atendimento Especializado Maria Cândida Fankin Abrão (Pinheirinho)
Equipe Robotic’s Team.
Os estudantes destacam soluções para o transporte e para a melhoria da saúde, como o uso de bicicletas de aluguel.
9 - Escola Municipal Professor Herley Mehl (Pilarzinho)
Equipe Mehl Robótica
A equipe sugere uma guia exclusiva para os motoboys, evitando acidentes.
10 - Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (Barreirinha)
Equipe Cyber Ayron
Os alunos pesquisaram sobre o transporte de materiais e desenvolveram uma caixa programada para transportar objetos sem muito esforço físico.