A Escola de Turismo de Curitiba e a Associação Amigos do MON formalizaram parceria para a oferta de cursos dos setores de turismo e cultura em Curitiba. A assinatura do protocolo de intenções foi feita no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), nesta segunda-feira (15/9).
O evento contou com a presença do presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; da presidente do MON, Juliana Vosnika; além de representantes do Conselho Municipal de Turismo e do Senac.
Juliana Vosnika ressaltou a importância da aproximação com o setor turístico. “Em 2024, recebemos 712 mil visitantes no MON, sendo que 63% deles eram turistas. Esses números demonstram a força do museu como atrativo e confirmam a relevância dessa parceria com a Escola de Turismo para aprimorar ainda mais a experiência de quem nos visita”, afirmou.
Rodrigo Swinka destacou o impacto do museu para os bons resultados de Curitiba.
“O Instituto de Turismo está sempre de portas abertas para o MON, que é um símbolo do nosso destino Curitiba. Hoje, o turismo de lazer já supera o de negócios na cidade e muito se deve à presença do MON, que projeta Curitiba no cenário nacional e internacional”, reforçou Swinka.
A programação teve início com a assinatura do protocolo, que estabelece os pilares da parceria: imersão, qualificação, acolhimento e fortalecimento. Na sequência, a presidente do museu fez uma apresentação com os principais dados da atração e depois os participantes fizeram visita técnica guiada pelo museu.
Como vai funcionar
Entre os próximos passos, está a oferta de um curso de 15 horas voltado para os colaboradores do MON, realizado em parceria com o Senac e com início na próxima semana. O tema é “Qualidade no Atendimento ao Turista”, reforçando o compromisso com a excelência e o acolhimento.
Para a coordenadora da Escola de Turismo, Grécia Correa, a parceria reforça o papel estratégico do setor na cidade. “Esse protocolo simboliza mais que uma união institucional. Ele representa um compromisso com a qualificação, o acolhimento e a valorização do turismo como vetor de desenvolvimento cultural e social em Curitiba”, destacou.