Nos dias 6 e 7 de setembro, estudantes de quatro equipes de robótica de alta performance das escolas de Curitiba participam do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025). Estarão presentes as equipes Navegadores da Matrix (Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto), Atomic Bots (Escola Herley Mehl), Robotic Dancers (Albert Schweitzer) e Alcateia Robótica (CAIC Cândido Portinari). Os participantes da etapa no Chile foram classificados durante o Torneio Juvenil de Robótica do ano passado na etapa nacional em São Paulo.
A competição envolve estudantes do Ensino Fundamental e Médio e será realizada no Almacruz Hotel Y Centro de Convenciones, em Santiago, capital do Chile. O torneio tem como objetivo estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM), alinhados a Base Nacional Comum Curricular da Computação (BNCC).
“Nas escolas municipais incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios a nossos estudantes”, comentou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de robôs que executam determinadas funções. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares.
Investimentos
Este ano, a robótica educacional na rede municipal de Curitiba completou 20 anos. Para marcar a data, no final de maio a Secretaria Municipal da Educação homenageou estudantes e professores e entregou 11 cortadoras a laser e 11 computadores de mesa, um kit para cada uma das equipes de alta performance. Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho.
No pódio
Este mês, três equipes de robótica de escolas municipais curitibanas ganharam destaque no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no último dia 9. O primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho). Em segundo, a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha). E, na terceira colocação, a equipe Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII, no Portão. Ao todo, a rede municipal de ensino de Curitiba participou com dez equipes, no nível 1 da competição.
VEJA MAIS sobre outras equipes da rede municipal.