As equipes de manutenção da arborização viária do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, enfrentaram a chuva da manhã desta sexta-feira (8/8) para fazer o replantio de árvores que foram vandalizadas na Rua Waldemar Loureiro Campos, entre as ruas Doutor Danilo Gomes e a Cristiano Strobel, no bairro Boqueirão.
No início desta semana, 39 árvores da via tiveram os troncos quebrados e foram vandalizadas. Todas essas árvores estão sendo retiradas pelas equipes da arborização e serão levadas para o Horto Municipal da Barreirinha, para serem recuperadas e poderem voltar para parques, bosques e praças da cidade.
Assim que são retiradas, já é feito o replantio de novas mudas de ipês-amarelos-miúdos, a mesma espécie que foi vandalizada. Algumas das árvores vandalizadas já estavam bem desenvolvidas e florindo.
“Essas mudas foram plantadas na Rua Waldemar Loureiro Campos nos primeiros meses de 2024 e estavam com cerca de seis anos de vida. Foram 5 anos se desenvolvendo no Horto da Barreirinha e mais um nas calçadas da Waldemar”, explicou o técnico Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha.
Vandalismo é crime previsto em lei e, se hoje não é a maior ameaça sofrida pela arborização viária, continua presente nas ruas da cidade. “São casos isolados que, quando ocorrem, causam indignação da população e em nós que trabalhamos e cuidamos destes plantios”, disse Salgueiro.
Quem ver atos de vandalismo, alguém quebrando as mudas de árvores, deve ligar imediatamente para o telefone 156 da Central de Atendimento da Prefeitura ou para o 153 da Guarda Municipal.
Meio Milhão de Árvores
A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores tem a meta de plantar 500 mil novas árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde janeiro deste ano já foram plantadas 100 mil árvores.
O programa também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.
Benefícios das árvores nas cidades
- Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
- Ajudam a controlar a temperatura urbana.
- Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
- Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
- Causam bem-estar psicológico e físico.
- Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.