Dezesseis novos pensionistas da Prefeitura de Curitiba participaram, na tarde desta quarta-feira (23/2), de reunião on-line para orientação e esclarecimento de dúvidas. O encontro realizado mensalmente é preparado pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba).
Os pensionistas são dependentes de servidores e aposentados falecidos e passam a receber o benefício após a morte do familiar. O momento delicado pelo qual estão passando exige atendimento humanizado e acessível.
Durante o momento para orientação e diálogo com o pensionista, a equipe explica os assuntos de interesse, como o acesso ao portal do IPMC e o cadastro no plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
São convidados somente os novos pensionistas do mês, mas a conversa pela plataforma Zoom é aberta para todos que quiserem participar. Para ser convidado, basta falar com o Instituto por um dos canais de atendimento e solicitar o convite para o próximo bate-papo (telefone e o e-mail abaixo.)
Portaria e pagamento
Durante a videoconferência de fevereiro, a servidora do atendimento Anielly Santos esclareceu que a portaria, documento que oficializa a condição do pensionista, já foi publicada no Diário Oficial do Município. O primeiro pagamento dos pensionistas será feito na sexta-feira (25/2), na conta salário aberta automaticamente pelo IPMC para todos os beneficiários.
Para receber o primeiro pagamento, é preciso que os pensionistas compareçam presencialmente à agência da Caixa Econômica Federal, no subsolo do Palácio 29 de Março, o prédio central da Prefeitura (Centro Cívico, Avenida Cândido de Abreu, 817, subsolo). É necessário apresentar documentos pessoais, a portaria e um comprovante de residência. Quem preferir, pode fazer a portabilidade para o banco de preferência, contanto que a conta esteja no nome do pensionista.
Anielly explicou aos pensionistas que o contracheque do mês de fevereiro já está disponível no portal do IPMC. Para acessá-lo, os beneficiários devem informar o CPF e a senha enviada por e-mail para todos eles.
Dados atualizados
No primeiro acesso ao portal, é preciso que o usuário escolha uma nova senha, diferente da criada pelo Instituto, para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ela destacou também a importância de os pensionistas manterem dados atualizados no portal. O IPMC realiza prova de vida com todos os aposentados e pensionistas, e a convocação é feita através das informações disponibilizadas pelos beneficiários no portal.
O alerta é para que, sempre que o pensionista trocar de endereço ou de telefone, atualize as informações no portal. Quem não comparece à prova de vida pode perder o direito ao benefício.
Para entrar em contato
Além das reuniões virtuais, o IPMC conta com uma central de atendimento telefônico, que funciona das 8h às 17h. O número é 3350-3660. Também é possível entrar em contato através do endereço eletrônico atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.
Para atendimento presencial, é preciso que o beneficiário agende o atendimento através da ferramenta Agenda Online da Prefeitura.