Um novo equipamento usado pela Prefeitura de Curitiba está facilitando a retirada de raízes de árvores removidas pela arborização pública na cidade. O destocador, como a máquina foi batizada, evita danos ao calçamento e ao pavimento das ruas durante a retirada da vegetação morta.
A máquina serra a madeira dentro do solo, sem a necessidade de extrair a raiz, o que poderia danificar o pavimento. Transformado em serragem, o material é levado ao Horto Municipal para ser usado como composto na produção de flores e árvores.
Antes do novo equipamento, a retirada das raízes, quando necessária, era feita com uma retroescavadeira. Como era necessário cavar o solo em volta da raiz, o método causava muitos danos às calçadas.
Além de diminuir os efeitos negativos da retirada do material, o novo equipamento reduz pela metade o número de pessoas necessárias para execução do serviço. Para trabalhar com a retroescavadeira são necessárias oito pessoas. O equipamento está sendo usado na região central da cidade onde existe maior número de raízes mortas para serem removidas.
Arborização - A Prefeitura está revitalizando a arborização de algumas ruas na Vila Isabel e no centro da cidade. Na rua Barão do Rio Branco a Prefeitura plantou 35 Dedaleiros. Na Visconde do Rio Branco, próximo à Rua 24 Horas, as equipes concluem nesta semana o plantio de 30 Extremosas. Do local devem sair 11 Tipuanas que estão comprometidas. As equipes do Horto Municipal já retiraram três.
Na Vila Isabel foram retiradas 40 Ácer que estavam com mais de 30 anos e apresentavam problemas de segurança. No local serão plantadas novos Dedaleiros.