Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prevenção de cheias

Prefeito de Curitiba vistoria serviços de drenagem no entorno do futuro parque do papa Francisco

O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, vistoria os serviços de readequação da drenagem na Rua Reinaldo Hecke, onde está sendo construído um canal subterrâneo que funcionará como extravasor do Rio Belém, ampliando a capacidade de vazão da água durante períodos de chuvas intensas. Curitiba, 14/05/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Os serviços para a readequação do sistema de drenagem que estão sendo feitos pela Prefeitura na Rua Reinaldo Hecke, entre os bairros São Lourenço e Abranches, foram vistoriados nesta quarta-feira (14/5) pelo prefeito Eduardo Pimentel. A intervenção irá reduzir os alagamentos recorrentes registrados no entorno da área onde está sendo implantado o novo parque da cidade, que vai homenagear o papa Francisco e será inaugurado em cerca de 60 dias.

A nova unidade de conservação ocupará uma importante área verde do Abranches, situada entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço, e terá a função estratégica na contenção de enchentes do Rio Belém. Também irá reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando como área de contenção natural de cheias na região.

“Estamos fazendo a limpeza do Rio Belém e serviços para melhorar a drenagem na divisa do São Lourenço e Abranches, onde ficará o parque em homenagem ao papa Francisco, mais uma área verde que terá como missão trazer lazer e segurança para a população, mas, sobretudo, ajudar a conter as águas da chuva e prevenir as cheias na região”, disse o prefeito.


Canal subterrâneo

Coordenada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a readequação do sistema de drenagem é executada a partir da construção de um canal subterrâneo na Rua Reinaldo Hecke que funcionará como extravasor do Rio Belém, ampliando a capacidade de vazão da água em períodos de chuvas intensas.

O canal extravasor será formado por uma galeria com cerca de 200 metros de extensão, com tubulações que variam entre 1,5 e 1,8 metro de diâmetro. Iniciado na última quarta-feira (7/5), o serviço tem prazo estimado de 60 dias para conclusão.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o serviço de macrodrenagem, que acontece dentro da bacia do Rio Belém Norte, faz parte de um conjunto de ações permanentes de prevenção contra as cheias executadas na cidade.

“Estamos investindo em infraestrutura para antecipar os problemas e evitar que a população sofra com as consequências das chuvas fortes. Essa é uma região que sistematicamente tem problemas no período de grandes chuvas, por isso estamos fazendo uma macrodrenagem complementar à que existia, para melhorar a vazão de captação desse córrego e levá-lo canalizado até o Rio Belém”, destacou Jamur.


No preview available
No preview available
No preview available


Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.

Para execução dos trabalhos, a Rua Reinaldo Hecke tem bloqueio de trânsito em cerca de 100 metros, entre as ruas Lídia Klinger e Adolfo Henrique Klinger. O acesso está garantido aos moradores e o local está sinalizado pela empresa executora dos serviços.

Substituição da ponte

Em uma próxima etapa de serviços, a antiga ponte de madeira da Rua Adolfo Henrique Klinger — via transversal à Reinaldo Hecke — será substituída por uma galeria de tubo. A mudança permitirá o alinhamento da rua, atualmente estreitada pela estrutura da ponte, além de melhorar o escoamento das águas do Rio Belém.

Segundo o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Paulo Vitor Lucca, o canal extravasor que está sendo implantado na Reinaldo Hecke vai trazer um ganho importante para a drenagem da região.

“Essa galeria subterrânea foi projetada para funcionar como um canal de alívio para o Rio Belém, aumentando a capacidade de escoamento da água nos períodos de chuva intensa. Com isso, vamos reduzir os alagamentos que historicamente atingem essa área, especialmente nas imediações do novo parque que está sendo construído. Associada à substituição da ponte por galeria, que será um novo serviço, representará uma solução importante para um problema que há anos afeta moradores e frequentadores da região”, explicou o diretor.


No preview available
No preview available
No preview available


Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop.

O empresário Saulo André de Faria, proprietário da oficina SAF Serviços Automotivos, elogiou a intervenção que começou em frente ao seu estabelecimento. Ciente de que terá dois meses de mudança na rotina, tendo que conviver com as equipes de trabalhos e maquinários na via, ele afirmou saber que vai valer a pena, pelas melhorias que os trabalhos promoverão no local.

“O transtorno é passageiro e o benefício será muito tempo. É um serviço para a contenção das cheias em um lugar sempre sujeito a alagar. Se chove forte, todo mundo fica preocupado, não só a gente, mas todos os vizinhos”, disse Saulo.


No preview available
No preview available
No preview available


Saulo André de Faria, proprietário da oficina SAF Serviços Automotivos.

Nova escavadeira

Entre os equipamentos que estão sendo usados na intervenção, está uma nova escavadeira hidráulica adquirida com recursos repassados ao município por emenda do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.

O equipamento, que custou R$ 629 mil, está sendo utilizado nas obras e serviços de drenagem, assentamento de tubos e no desassoreamento de rios, reforçando a estrutura da Prefeitura em ações de rotina e também em situações emergenciais.

Presenças

Acompanharam o prefeito na vistoria dos serviços, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, a prefeita de Nova América da Colina, município do Norte Pioneiro, Tânia Basso, o administrador da regional Boa Vista, Reinaldo Boaron, o assessor técnico da Smop, Lívio Petterle Neto, equipes de engenheiros fiscais da Smop e servidores da Administração Regional Boa Vista.