O prefeito Gustavo Fruet acompanhou neste sábado (11) o 4º Encontro Internacional de Graffiti, realizado no Portal do Futuro Bairro Novo com a participação de 400 jovens curitibanos e convidados de 17 países e 18 estados brasileiros. O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e da Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com Capsula Graffiti e com produção Michael Devis e Neto Vettorello.
“É muito importante Curitiba ter seus espaços público ocupados pelos jovens. Nossa cidade acolhe todas as manifestações artísticas e incentiva a participação cultural, principalmente das novas gerações. Fico muito feliz com o sucesso do evento. É um compromisso de Curitiba apoiar iniciativas como esta”, disse Fruet, que recebeu no evento o secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina.
O secretário conheceu a estrutura do Portal do Futuro Bairro Novo, projeto da Prefeitura de Curitiba destinado aos jovens entre 15 e 29 anos de idade, com atividades esportivas, culturais e de protagonismo juvenil. “Esta iniciativa de Curitiba é sensacional e permite que o jovem se expresse plenamente na área esportiva, cultural e de lazer, atividades que complementam a educação na escola. O encontro de grafiti é muito positivo também, pois reúne artistas de diversas regiões do Brasil e do mundo, permitindo que todos troquem experiências que vão enriquecer seu trabalho”, destacou.
Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Júnior, o diálogo com os jovens e é muito importante entender sua linguagem e seus interesses. “A cultura hip-hop é muito importante nesse diálogo. Este é um grande evento, no qual o jovem pode se expressar dentro de sua linguagem. O encontro está muito bem estruturado e é feito todo pelos jovens, que estão se expressando sua cultura de uma forma muito bonita e legítima”, afirmou.
Leonardo Dallarosa, o Ades, um dos pioneiros do grafiti em Curitiba, destacou o apoio da Prefeitura ao Encontro de Graffitti. “O incentivo que a Prefeitura está dando ao grafiti é muito importante, pois permite o acesso das pessoas da periferia da cidade à arte e à cultura. Este evento anual é reconhecido internacionalmente e gera um valor cultural e artístico muito significativo para Curitiba”, confirmou.
Os convidados do evento estão alojados no próprio Portal do Futuro Bairro Novo. O encontro segue até domingo (12) e os trabalhos criados também poderão ser conferidos pela comunidade da região na consulta pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 da Regional Bairro Novo, que será realizada no ginásio do portal na próxima quarta-feira (15).