Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Crescimento

Encontro debate educação e saúde na primeira infância

O I Encontro Educação e Saúde: Diálogos para a Saúde e o Bem-estar das Crianças da Educação Infantil do Município de Curitiba reuniu, nesta segunda-feira (7/8), profissionais da Educação, Saúde e de áreas afins , no Salão de Atos do Parque Barigui.-Na imagem, a secretária municipal de Educação Maria Silvia Bacila Winkeler. Curitiba, 07/08/2017 Foto:Daniel Castellano

O I Encontro Educação e Saúde: Diálogos para a Saúde e o Bem-estar das Crianças da Educação Infantil do Município de Curitiba reuniu, nesta segunda-feira (7/8), profissionais da Educação, Saúde e de áreas afins para discutir o desenvolvimento de atividades preventivas voltadas para o atendimento à criança de zero a seis anos de idade. O objetivo é possibilitar discussões que permeiam o pleno desenvolvimento da primeira infância.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o encontro preparado pelo Departamento de Educação Infantil, fortalece as ações intersetoriais na prevenção e no cuidado às crianças. “Buscamos com esse evento a promoção de ações pedagógicas que se processem pela saúde e bem-estar da criança, garantindo que seus direitos sejam efetivos em toda a rede municipal. É um movimento que se contextualiza pelo sim à infância e não à violência”, destaca Maria Sílvia.

O movimento intersetorial entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde com parceria do Hospital Pequeno Príncipe também tem como compromisso articular propostas que envolvem todas as faixas etárias, com vistas ao pleno desenvolvimento da primeira infância.

Segundo a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Tânia Pires, o evento é um marco para duas ações essenciais ao desenvolvimento humano. “Nós queremos estar sempre juntos nos encaminhamentos de Educação e Saúde para melhorar a qualidade de vida das crianças”, destacou.

Humanização

A programação do evento abordou temas como os tipos de cuidado e atenção à criança em tratamento de saúde, necessidades do acompanhamento pedagógico, prevenção de violências, promoção da cultura de paz, desenvolvimento na primeira infância, além dos programas Mama Nenê, Sinais de Alerta e a apresentação da cartilha Primeira Infância – Projeto Saber +.

“Essa é uma oportunidade para compartilhar experiências e saberes que podem ser utilizados para multiplicar as informações. Tudo na vida deve estar integrado e não há como humanizar esse trabalho de educação e saúde se não for pelo compartilhamento das ações e práticas que busquem o bem da criança”, disse o educador Paulo Monteiro, do Hospital Pequeno Príncipe.

Também participaram do evento a superintendente de Gestão Educacional, Elisangela Mantagute, a educadora Maria Gloss, a psicóloga Daphene Norman Melamed, ambas do Hospital Pequeno Príncipe, e a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno (Proama), Claudete Kloss.