Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Formação de líderes

Encerramento de curso de formação de gestores da Saúde tem palestra sobre felicidade

Palestra sobre felicidade, com Gustavo Arns, marca formatura da primeira turma do curso Lidera Mais da Feas

Mais de cem profissionais da Saúde participaram da palestra “Ciência da Felicidade”, realizada na tarde desta quinta-feira (31/7), no auditório do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. O evento foi conduzido por Gustavo Arns, mestre no tema pela universidade americana de Centerany e com certificação por Yale.

A palestra marcou o encerramento e a formatura da primeira edição do Curso de Aprimoramento de Lideranças — Lidera +, voltado à formação de gestores da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba.

Na cerimônia, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, destacou a importância de formar profissionais para atuarem na gestão, oferecendo ferramentas e subsidiando a formação desses novos líderes.

“Não se envia um soldado à guerra sem armas. Ao convidar alguém para ser gestor, devemos refletir que, sem a preparação adequada, podemos perder um excelente profissional técnico e ainda colocá-lo diante de um desafio para o qual ele não está pronto, correndo o risco de adoecê-lo”, afirmou a secretária.

O diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, enalteceu o trabalho das equipes da fundação na formação de novos líderes, sempre em busca de novas perspectivas.

“Quero destacar o trabalho do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano, não apenas na capacitação técnica, mas na formação de pessoas cada vez mais preparadas para suas missões”, detalhou Paz.

Liderança

O “Lidera +” busca formar lideranças mais conscientes, preparadas para lidar com os desafios da gestão pública e comprometidas com o bem-estar de suas equipes. O curso foi desenvolvido pelo Cecadeh, em parceria com o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), e passa a integrar o programa de educação permanente da Feas.

Com carga horaria de 30 horas ´e voltado à prevenção do adoecimento psíquico, à melhoria do clima organizacional e ao fortalecimento de uma cultura organizacional mais humana, empática e resiliente.

Nesta primeira edição do curso, 23 profissionais de várias unidades da Feas se formaram. A coordenadora de Ensino e Pesquisa, Tatiane Boumer, destacou a troca de experiências entre os colegas.

“Os temas abordados nos fizeram refletir sobre o nosso papel enquanto gestores, especialmente no enfrentamento das adversidades e dos desafios da liderança.”

“A primeira edição do Lidera+ foi ótima. A oportunidade de ter um espaço para a capacitação dos gestores é uma forma de motivar e perceber o quanto a Feas tem buscado investir no aprimoramento e no desenvolvimento das potencialidades de cada um”, afirmou Cristiane Aragão Santos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Territorial Matriz.

Felicidade

O palestrante Gustavo Arns abriu a apresentação afirmando que a “felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida”. Com base em estudos de referência mundial, ele explicou que a felicidade pode gerar impacto positivo até mesmo na economia.

“Pessoas felizes se expõem menos a riscos e diminuem gastos com saúde, por exemplo.”

O professor fez questão de diferenciar felicidade de “momentos felizes” e trouxe reflexões sobre a importância de reconhecermos os sentimentos por meio da auto-observação.

Se a felicidade impacta a vida em sociedade como um todo, o inverso também é verdadeiro. Comentando uma pesquisa com médicos, Arns explicou que, quanto mais feliz o profissional, maior sua assertividade e precisão nos diagnósticos.

“Isto a neurociência explica: quando estamos estressados, focamos no curto prazo, em algo imediato, em como sair daquela situação”, descreveu Arns.