Mais de cem profissionais da Saúde participaram da palestra “Ciência da Felicidade”, realizada na tarde desta quinta-feira (31/7), no auditório do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. O evento foi conduzido por Gustavo Arns, mestre no tema pela universidade americana de Centerany e com certificação por Yale.
A palestra marcou o encerramento e a formatura da primeira edição do Curso de Aprimoramento de Lideranças — Lidera +, voltado à formação de gestores da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba.
Na cerimônia, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, destacou a importância de formar profissionais para atuarem na gestão, oferecendo ferramentas e subsidiando a formação desses novos líderes.
“Não se envia um soldado à guerra sem armas. Ao convidar alguém para ser gestor, devemos refletir que, sem a preparação adequada, podemos perder um excelente profissional técnico e ainda colocá-lo diante de um desafio para o qual ele não está pronto, correndo o risco de adoecê-lo”, afirmou a secretária.
O diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, enalteceu o trabalho das equipes da fundação na formação de novos líderes, sempre em busca de novas perspectivas.
“Quero destacar o trabalho do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano, não apenas na capacitação técnica, mas na formação de pessoas cada vez mais preparadas para suas missões”, detalhou Paz.
Liderança
O “Lidera +” busca formar lideranças mais conscientes, preparadas para lidar com os desafios da gestão pública e comprometidas com o bem-estar de suas equipes. O curso foi desenvolvido pelo Cecadeh, em parceria com o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), e passa a integrar o programa de educação permanente da Feas.
Com carga horaria de 30 horas ´e voltado à prevenção do adoecimento psíquico, à melhoria do clima organizacional e ao fortalecimento de uma cultura organizacional mais humana, empática e resiliente.
Nesta primeira edição do curso, 23 profissionais de várias unidades da Feas se formaram. A coordenadora de Ensino e Pesquisa, Tatiane Boumer, destacou a troca de experiências entre os colegas.
“Os temas abordados nos fizeram refletir sobre o nosso papel enquanto gestores, especialmente no enfrentamento das adversidades e dos desafios da liderança.”
“A primeira edição do Lidera+ foi ótima. A oportunidade de ter um espaço para a capacitação dos gestores é uma forma de motivar e perceber o quanto a Feas tem buscado investir no aprimoramento e no desenvolvimento das potencialidades de cada um”, afirmou Cristiane Aragão Santos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Territorial Matriz.
Felicidade
O palestrante Gustavo Arns abriu a apresentação afirmando que a “felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida”. Com base em estudos de referência mundial, ele explicou que a felicidade pode gerar impacto positivo até mesmo na economia.
“Pessoas felizes se expõem menos a riscos e diminuem gastos com saúde, por exemplo.”
O professor fez questão de diferenciar felicidade de “momentos felizes” e trouxe reflexões sobre a importância de reconhecermos os sentimentos por meio da auto-observação.
Se a felicidade impacta a vida em sociedade como um todo, o inverso também é verdadeiro. Comentando uma pesquisa com médicos, Arns explicou que, quanto mais feliz o profissional, maior sua assertividade e precisão nos diagnósticos.
“Isto a neurociência explica: quando estamos estressados, focamos no curto prazo, em algo imediato, em como sair daquela situação”, descreveu Arns.