O salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer recebe, nesta sexta-feira (22/8), a 3ª Feira de Empregos e Captação de Talentos do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD). São mais de 500 vagas para todos os níveis de qualificação nas 49 empresas participantes. A secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, fez a abertura do evento, que contou com o lançamento da publicação Empresas que Transformam, assinada pelo Coletivo Inclusão.
“É uma oportunidade linda, que acontece dentro do 4º Festival Inclusão em Cena, de conexão dos candidatos com deficiência e as empresas que procuram por essa força de trabalho e talento. É um evento que é a cara da gestão inovadora do prefeito Eduardo Pimentel”, disse a secretária, referindo-se ao formato do evento, que começou na quarta-feira (20/8) e termina nesta sexta-feira.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Paulo Martins, destacou a importância da iniciativa. “Nossa missão é criar ambientes em que as pessoas possam se conectar às oportunidades de acordo com suas qualificações e seus sonhos. Eventos como este reforçam o compromisso da Prefeitura em apoiar a inclusão e promover a transformação social por meio do emprego e do empreendedorismo”, frisou. A SMDEI está participando do evento com o Sine Móvel, que tem oportunidades de emprego também para quem não tem deficiência.
Feira repaginada
Antes de se candidatar às vagas, os interessados precisam usar o smartphone e abrir o mapa com as vagas disponíveis em cada organização. De lá, de acordo com o perfil de cada candidato e da vaga ofertada, são encaminhados para os estandes das organizações onde eles têm mais chances de serem recrutados.
Para facilitar o acesso aos estandes, empresas e entidades estão agrupadas em cinco setores, identificados por cores: amarelo (supermercados), verde (serviços), rosa (atendimento ao cliente), azul (oportunidades para candidatos com Ensino Superior completo) e verde (cursos).
Candidatos
Rodrigo Zampiri, de 20 anos, já trabalhou como repositor e empacotador em supermercado e padaria e procura nova oportunidade. “O que eu quero é voltar a trabalhar de novo, seja no que for”, disse o candidato, que é autista e foi à feira acompanhado da mãe e da irmã.
Com 65 anos, Evangelina Pinto da Costa também quer voltar ao mercado de trabalho e, por isso, retornou à Feira de Empregos e Captação de Talentos do DPcD. Com deficiência auditiva, ela se desligou do emprego anterior para fazer uma cirurgia e, agora, candidatou-se a uma das vagas remuneradas do curso oferecido pela Fiep para auxiliar administrativo. “Até terça-feira vão me responder”, contou, animada.
Estiveram presentes à solenidade de abertura a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande; o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior; a vereadora Rafaela Lupion; a diretora do DPcD, Elyse Matos; o superintendente executivo da SMDEI, Antônio Sérgio da Silva Bento, e o diretor de Empregabilidade e Trabalho do órgão, Fabiano Ferreira Vilaruel; e os gestores do Coletivo Inclusão em Cena, Márcia Miranda e André Caminski.