Ir para o conteúdo
banner

Parceria público-privada

Empresas e consórcios entregam propostas para iluminação pública de Curitiba

Com apoio da equipe da Bolsa de Valores, integrantes da Comissão de Licitação analisarão parte dos documentos entregues

Integrantes da Comissão Especial de Licitação da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública e técnicos da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) da Prefeitura de Curitiba participam nesta quarta-feira (21/9), em São Paulo, do recebimento das propostas para a primeira PPP da Prefeitura de Curitiba.

Ao longo da manhã, empresas e consórcios interessados entregam na Bolsa de Valores do Brasil (B3) suas propostas e toda a documentação que qualifica o proponente a assumir a parceria.

Serão entregues três envelopes lacrados e identificados: o da garantia da proposta, documentos de representação e declaração de desempate (envelope 1); a proposta comercial (envelope 2); e os documentos de qualificação, que compreendem habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira (envelope 3).

Na etapa atual, com o suporte e assessoria técnica da equipe da B3, os integrantes da comissão analisarão os documentos relativos às garantias apresentadas e demais documentos do envelope 1, em sala reservada para a Prefeitura de Curitiba na B3.

Todas as decisões serão tomadas pela Comissão de Licitação da Prefeitura, inclusive a de solicitar novos documentos, caso necessário, às empresas e consórcios (proponentes).

Os envelopes 2 e 3 não serão abertos nesta quarta-feira (21/9). Eles ficarão guardados em cofre da B3 até o dia 28 de setembro, data marcada para mais uma etapa da concorrência.

Integridade

O leilão da PPP tem o apoio da B3, para dar segurança ao processo. “A Bolsa de Valores segue rigorosos ritos de compliance, fundamentais para os proponentes que tenham interesse em assumir a concessão, incluindo empresas estrangeiras em funcionamento no Brasil e, do nosso lado, toda a integridade do processo”, explica a superintendente de Administração, Alessandra Calado de Melo Paluski, que acompanha o grupo na capital paulista.

No dia do leilão, serão abertos em público os envelopes com a proposta comercial (envelope 2).

O critério de julgamento será o de menor valor de contraprestação mensal a ser pago pela Prefeitura pela concessão dos serviços no município, incluindo a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal em todos os pontos de iluminação pública da capital paranaense.

O valor estimado para o contrato de 23 anos é de até R$ 1,020 bilhão. A expectativa da Comissão Especial de Licitação, a exemplo do que ocorreu em outros leilões de PPPs semelhantes realizados no país, é de que os proponentes interessados apresentem propostas atrativas, com deságio, ou seja, em valores menores do que o valor do edital.

Licitação

A lista dos proponentes habilitados para participar da sessão pública de licitação, a partir da análise das garantias, será divulgada dia 27 de setembro, um dia antes do leilão. Todos os documentos da licitação ficam disponíveis no site da Prefeitura de Curitiba e no site da B3.

As propostas comerciais serão classificadas em ordem crescente de valores. A primeira colocada será aquela que ofertar o menor valor de contraprestação mensal máxima. O sistema da B3 exibirá, no local da sessão pública da licitação, os valores das propostas recebidas. A sessão será transmitida ao vivo, pelo site www.tvB3.com.br.

Depois de declarado o resultado da sessão pública da licitação, haverá a abertura do envelope 3, cujos documentos serão analisados posteriormente pela Comissão Especial de Licitação.

O projeto da PPP de Curitiba foi estruturado com o suporte técnico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o apoio do consórcio de consultores Accenture-Moysés & Pires.