Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação

Empresários e artesãos se preparam para retomada econômica

Consultoria apoia micro empresários na retomada. - Na Imagem, Vera Lucia Eifler. Foto: Divulgação

Uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o Sebrae/PR, com apoio da Agência Curitiba, está auxiliando micro e pequenas empresas neste período de retomada econômica em Curitiba.

A consultoria é ofertada a empresários do setor turístico que querem expandirem negócios na web. Orienta na criação de sites, aplicativos e e-commerce, finanças, inovação, de forma gratuita. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro neste link.

De acordo com a coordenadora do programa no IMT, Tatiana Neves, o projeto tem como estratégia possibilitar ao empresário do turismo o acesso a uma gama de consultorias em gestão, tecnologia ou de conduta segura, com custos totalmente subsidiados.

“O intuito é o de contribuir com a recuperação do setor, tão fortemente atingido pela pandemia”, complementa Tatiana.

Até o momento, 292 empresários já se inscreveram no programa e ainda existem 41 vagas disponíveis. A consultoria oferece soluções empresariais online e, eventualmente, presenciais.

Poderão participar do processo de seleção, empresas e empreendedores ligados ao turismo que se encaixam nas seguintes regras:
- Microempresas e empresas de pequeno porte formalizadas com CNPJ válido;
- Microempreendedores individuais;
- Artesãos cadastrados pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba;
- Profissionais liberais informais da cadeia do turismo, guias de turismo e profissionais da área de eventos.

A avaliação e seleção das empresas e empreendedores inscritos está sendo feita por uma comissão técnica designada pelo Sebrae/PR.

Empresários e artesãos comemoram

Karla Sottomaior é sócia-proprietária do Hotel Blumenau que tem 43 anos de história. Ela sente que o momento é oportuno para inovar e conquistar novos públicos. Karla se inscreveu em diversas consultorias (finanças, mídias sociais, inovação e marketing).

“É muito importante para nós, nesse momento de retomada, buscarmos soluções para o futuro e criarmos um plano estratégico. O apoio do Sebrae e do Instituto Municipal do Turismo é muito importante e não poderia ser mais oportuno”, comenta Karla.

Ela conta que desde o início da pandemia o hotel se adaptou aos protocolos de segurança sanitária. Segundo Karla, em outubro e novembro os clientes habituais do hotel começaram a retornar.

“Nos anos de 2018 e 2019 percebemos um aumento do turismo de lazer em Curitiba e o ano de 2019 estava excelente, as estratégias da Prefeitura realmente nos ajudaram a alavancar o setor. Agora com o retorno dos clientes estamos muito confiantes”, conclui.

Com trabalhos artesanais em marchetaria e junk jornal, Vera Lucia Eifler também se inscreveu no programa e está animada com as novas perspectivas para o negócio. Ela faz parte do coletivo Madeira nas Arcadas, um grupo de artesãos que tem em comum o design e o uso sustentável da madeira.

“Um mundo de possibilidades está se abrindo. Eu achava que todos os movimentos de alavancagem na mídia eram pagos, que não eram para mim e estou aprendendo que não é bem assim”, conta Vera.

Vera conta que já possui um site, mas que recebe poucas visitas. Ela está na parte inicial da consultoria e quer aprender ferramentas para alavancar a visibilidade online e expandir as vendas para outras plataformas digitais, como o WhatsApp Business.