Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

Empresários conhecem benefícios de investir na revitalização de imóveis históricos e desocupados

Reunião do grupo temático Patrimônio Histórico e Retrofit do Curitiba de Volta ao Centro.. Curitiba, 18/06/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Os benefícios de se investir nas chamadas Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) e na revitalização de prédios desocupados foram discutidos, nesta quarta-feira (18/6), pelo grupo temático Patrimônio Histórico e Retrofit, que integra o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Coordenado por Jussimara Campelo, chefe do Setor de Patrimônio Histórico do Ippuc, Marcelo Sutil, diretor de patrimônio cultural da Fundação Cultural de Curitiba, e Roberta Gehr Kuster, arquiteta do Ippuc, o grupo temático começa a se reunir para debater e propor soluções inovadoras para o redesenvolvimento da região central da capital.

Na reunião, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), participaram servidores de secretarias e autarquias da Prefeitura de Curitiba, além de representantes de entidades como Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná  (Ademi-PR), Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná  Creci-PR, Associação dos Proprietários de Imóveis Históricos e de Interesse de Preservação (APHIP) e Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).

“Curitiba esteve entre as primeiras cidades do Brasil a estabelecer mecanismos de incentivo à preservação do patrimônio histórico, tais como desconto no IPTU e a venda de potencial construtivo de imóveis considerados de interesse de preservação”, explicou Jussimara, ao abrir o encontro.

A chefe do Setor de Patrimônio Histórico do Ippuc contou que, dos cerca dos 650 imóveis da cidade enquadrados como Unidades de Interesse de Preservação (UIPs), mais de 300 estão no Centro. “Todos eles podem ser beneficiados com desconto no IPTU e a venda de potencial construtivo de imóveis, recursos que poderão ser usados pelo proprietário para fazer a restauração”, reforçou.

Benefícios para quem investe

Roberta Gehr Kuster, arquiteta do Ippuc, salientou também que o município oferece vantagens para empresários que investem no retrofit de imóveis fechados ou com obras paralisadas no Centro, como simplificação de processos, liberação do uso misto (comercial e residencial) e isenção de obrigatoriedade de vagas de garagem. 

“Com esses benefícios, só no primeiro semestre de 2025, 34 novos alvarás foram aprovados pela Prefeitura para a reforma de prédios antigos ou com obras paradas no Centro e São Francisco”, revelou Roberta.

Julio Cesar Cattaneo, vice-presidente do Creci-PR, sugeriu que esses benefícios ofertados para o restauro de UIPs sejam apresentados para todos os associados de entidades. “Acredito que profissionais e empresários ligados ao Creci, Ademi e Secovi têm muito interesse em conhecer melhor esses benefícios e também dar sugestões para que os mecanismos possam ser aprimorados”, justificou ele.

“Foi uma primeira reunião muito produtiva. Vamos começar a trabalhar propostas de representantes das diferentes entidades e as sugestões serão debatidas nas reuniões seguintes. O sistema funciona também como um histórico dos avanços. Todos os participantes têm como objetivo comum trazer as pessoas para morar no Centro”, destacou Marcelo Sutil.