Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Troca de experiências

Embaixador da Costa Rica busca intercâmbios com Curitiba

Em primeira visita oficial a Curitiba, o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Ortiz, conheceu detalhes do planejamento da cidade no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Foto: Divulgação/IPPUC

Em primeira visita oficial a Curitiba, o embaixador da República da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, destacou a capital paranaense como referência em planejamento e manifestou a intenção de promover o intercâmbio técnico com cidades costarriquenhas.

"Curitiba é verdadeiramente um caso de êxito. Me chamou atenção que o planejamento urbano da cidade foi iniciado há muito tempo, contemplando uma perspectiva integrada de paisagem urbana, transporte, moradias, parques e gerenciamento de resíduos. São todos os aspectos necessários à consolidação de uma cidade amigável e com qualidade de vida”, disse Ortiz.

Nesta sexta-feira (22/10), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o embaixador conheceu o plano de desenvolvimento da cidade, em reunião com os diretores de Planejamento, Alberto Paranhos, e de Informações, Liana Vallicelli; o assessor da presidência do Ippuc, Ricardo Bindo, e a assessora de Relações Externas, Rosane Amélia Popp.

“O desafio de Curitiba é o de promover o desenvolvimento sem crescimento. O foco não está na maior estrutura, mas melhor estrutura”, observou o diretor de Planejamento do Ippuc, Alberto Paranhos ao considerar que a população da cidade não cresce mais a altas taxas, como em anos anteriores.

Na apresentação feita ao embaixador por técnicos do Ippuc foi detalhado o processo de planejamento da cidade, a infraestrutura urbana e de transporte e destacadas as inovações do Vale do Pinhão, os Faróis do Saber e Inovação e os projetos estruturantes de evolução do transporte e do Bairro Novo do Caximba.

Também foram pontuadas as intervenções de sustentabilidade desenvolvidas pela Prefeitura no campo da segurança alimentar, como a Fazenda Urbana e as hortas comunitárias, e ainda as iniciativas do uso de energias renováveis com os painéis solares implantados no Palácio 29 de Março e o projeto da Usina Solar do Caximba.

Durante a reunião, o embaixador Norman Ortiz ressaltou que orientou a representantes de municípios da Costa Rica com interesse em intercâmbios com o Brasil em conhecer a experiência de Curitiba. Na visita ao Ippuc o diplomata esteve acompanhado de representantes do corpo consular da Costa Rica em Curitiba, o cônsul honorário Sergio Levy e Mauro Augusto Manz e do consultor da empresa da empresa Grand Hill Capital, Fábio Siebert.

Sergio Levy, cônsul honorário da Costa Rica em Curitiba e integrante do Rotary Club Cidade Industrial, manifestou interesse em apoiar o projeto do Bairro Novo do Caximba com ações de suporte social desenvolvidas pelos rotarianos. “O projeto Caximba já está sendo discutido no âmbito do Rotary Cidade Industrial. A ideia é verificar qual área podemos entrar e apoiar com o suporte do Rotary Internacional. Podemos dar suporte à educação, em ações de empoderamento da mulher, entre outras. Nosso lema é servir para transformar vidas”, salientou Levy.

A visita do embaixador da Costa Rica a Curitiba integra um roteiro de encontros nos estados do Paraná e Santa Catarina nos quais Norman Lizano Ortiz cumpre, ao longo desta semana, uma agenda com vistas ao fortalecimento da troca de experiências institucionais e de negócios entre os dois países.