Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nas regionais

Em tempos de pandemia, aulas-baile substituem o Baile da Primavera e atraem os idosos

Em tempos de pandemia, aulas-baile substituem o baile da primavera e atrai os idosos da CIC. Curitiba, 09/11/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

Ávidas por retomar a rotina saudável, cerca de 50 pessoas na faixa dos 60 anos aceitaram o convite da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e marcaram presença na Aula-Baile da Melhor Idade, promovida no Centro de Iniciação ao Esporte da CIC, na manhã desta terça-feira (8/11). Foram duas horas de muita atividade, com direito a lanche em kits individuais.

O evento, que acontecerá nas dez regionais administrativas da cidade até o fim do mês, é uma alternativa aos bailes da primavera que eram oferecidos aos idosos participantes das atividades esportivas e de lazer da Prefeitura até o final de 2019, antes da pandemia de covid-19. Agora, as danças são individuais.

Parceira no evento, a Universidade Tuiuti do Paraná enviou a professora Daisy Carvalho para dar a aula de abertura.

“Como ainda não é possível aglomerações – e os bailes lotavam – a solução foi promover uma atividade com público limitado, observando o distanciamento e outras regras sanitárias”, explicou a coordenadora da área de Lazer da Smelj, Natália Scremin.

“Nós todos estávamos sentindo falta da antiga rotina e isso ajuda a matar a saudade”, completou a gestora, referindo-se à recente retomada gradual das atividades de esporte e lazer para todos os públicos.

Retomando a rotina

Foi por isso que a aposentada Leonir Lucinda dos Santos, de 85 anos, não pensou duas vezes quando foi convidada a participar da aula-baile. “O joelho incomoda um pouquinho, mas não dá pra ficar parada”, contou ela, que faz ginástica uma vez por semana e também é frequentadora de um dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS) na Vila Nossa Senhora da Luz.

Com 74 anos, Maria Isabel Pinheiro Gonçalves fez de conta que ia para o Baile da Primavera e, sozinha, entrou na quadra de esportes onde aconteceu a atividade de vestido e sapato social. “Mais do que nunca é importante eu me cuidar”, disse, referindo-se ao fato de o marido ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) há cerca de 1 mês e estar exigindo cuidados especiais da família. “Minha filha está lá com ele, enquanto arejo um pouco. Preciso estar bem para cuidar dele”, explicou ela que, no auge da pandemia, apenas caminhava na rua, de máscara.

Um dos poucos homens presentes à atividade, o metalúrgico aposentado Felipe Ribeiro, de 62 anos, estava acompanhado da mulher, Maria Serotiuk, de 59. Também juntos eles caminham e fazem aulas de alongamento. “Estamos bem e esperando a terceira dose da vacina contra a covid”, observou.

Serviço: aula-baile nas regionais

Dia 9/11
Regional CIC    
Horário: 9h30 às 11h30
Local: CIE CIC - Rua Sebastião Ribeiro Batista, 131

Regional Portão
Horário: 15h às 17h    
Local: Centro de Esportes e Lazer Arthur Bernardes - Avenida Arthur da Silva Bernardes, s/nº


Dia 10/11
Regional Bairro Novo
Horários: 9h às 11h e das 15h às 17h
Local: Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo - Rua Ourizona, 1.681

Regional Santa Felicidade
Horário: 15h às 17h
Local: Clube da Gente Santa Felicidade - Rua Daniel Cesário Pereira, 681


Dia 11/11
Regional Boa Vista
Horário: 15h às 17h
Local: Centro de Esportes e Lazer Bacacheri - Rua Costa Rica, 1.614


Dia 12/11
Regional Matriz
Horários: 15h às 17h Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser - Rua Brigadeiro Franco, 2.333 - Praça Oswaldo Cruz


Dia 16/11
Regional Cajuru
Horários: 9h às 11h e 15h às 17h
Local: Centro de Esportes e Lazer Rua da Cidadania do Cajuru - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150


Dia 17/11
Regional Boqueirão
Horário: 9h às 11h
Local: Centro de Esportes e Lazer Xaxim - Rua Ana Aparecida Lopos Canet, 4

Horário: 15h às 17h
Local: Cejuv Eucaliptos - Rua Pastor Antônio Polito, 2.200


Dia 18/11
Regional Pinheirinho
Horários: 9h às 11h e 15h às 17h    
Local: Rua da Cidadania Pinheirinho - Av. Winston Churchill, 2.033


Dia 19/11
Regional Tatuquara
Horário: 15h às 17h
Local: Clube da Gente Tatuquara - Rua Evelázio Augusto Bley, 151