Há 15 anos fora do mercado de trabalho para se dedicar à criação dos dois filhos, Josiane Mildenberg Ribas Souza, 45 anos, participou, na manhã desta sexta-feira (9/5), do 2º Feirão de Empregos do Sindimetal-PR, que ofereceu 1,9 mil vagas no setor industrial. Sem experiência na área, não foi selecionada para as oportunidades do segmento fabril. Mas voltou para casa esperançosa de ter a carteira assinada em breve, após conhecer o Sine Móvel.
Na unidade itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Curitiba, que passou o dia prestando atendimentos durante o Feirão, Josiane fez seu cadastro no banco de vagas do serviço, baixou a Carteira de Trabalho Digital e aprendeu a usar a ferramenta e o mais importante: saiu de lá com um encaminhamento para uma vaga de auxiliar administrativo.
“Achei maravilhoso o atendimento. Vou entrar em contato agora com a empresa para agendar a entrevista. O atendente do Sine Móvel tirou minhas dúvidas e aprendi que tenho esse apoio para encontrar um novo trabalho”, disse a Josiane.
Lançado em fevereiro pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o Sine Móvel opera de segunda a sexta-feira, a cada dia em um lugar movimentado de Curitiba. Além de oferecer gratuitamente serviços de apoio ao trabalhador que está em busca de emprego, visa divulgar as outras dez unidades do Sine municipal, localizados nas Ruas da Cidadania da cidade.
Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
Sinergia
Durante o evento, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR), Julio Cesar Maciel, disse ter se impressionado com a atuação do Sine em Curitiba como intermediador do contato entre empregadores e trabalhadores.
“Falando agora com nosso vice-prefeito de Curitiba, contei que eu não estava sabendo da amplitude do Sine na cidade, com todas essas unidades. O Sine em Curitiba está muito forte e vamos estreitar a parceria com a Prefeitura, por meio dos Sines curitibanos e o nosso sindicato, em uma sinergia muito forte”, destacou Maciel.
1,9 mil vagas
O 2º Feirão de Empregos é uma das ações do Mês do Trabalhador da Prefeitura e foi realizado pelo Sindimetal-PR em parceria com a Prefeitura, por meio da SMDEI, e do Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL)/PR. O mutirão contou com representantes de Recursos Humanos de 17 indústrias de Curitiba e Região Metropolitana, que entrevistaram os candidatos.
“A indústria é um setor muito importante da nossa economia e essa parceria da Prefeitura com o Sindimetal neste Feirão de Empregos faz todo sentido. Há vagas abertas e há pessoas querendo trabalhar. Se fizermos esforços conjuntos, vamos conseguir ofertar para essas pessoas o emprego e para as empresas, a mão de obra. Assim é o casamento que faz a economia girar”, destacou Paulo Martins.
Foram oferecidas 1,9 mil oportunidades de emprego, oferecidas diretamente pelas empresas participantes, além das inscritas no banco de vagas do Serviço Nacional de Emprego (Sine) e na plataforma Empresa Indústria.
Próximas etapas
Os candidatos que se encaixavam no perfil das vagas em aberto foram encaminhados para as próximas etapas dos processos seletivos. Esse foi o caso do auxiliar de produção Diego Lima, 35 anos, e da estudante de Mecânica Luana Bonfim, 25 anos.
Diego se mudou de Manaus (AM) para o Paraná há três meses e está pagando as contas com trabalhos temporários. Do Feirão, saiu com três encaminhamentos em sua especialidade. “Tenho experiência na linha de montagem e foi muito bom o Sine ter me indicado para vir aqui hoje”, disse.
Já Luana contou que está há cinco meses em busca de um novo trabalho no setor industrial, desde que saiu da linha de montagem de uma fábrica automotiva. “Estou fazendo cursos para atualizar meu currículo. Por enquanto, meu marido está conseguindo manter as contas da casa, mas preciso voltar a trabalhar”, falou.