Os Faróis do Saber localizados em praças de Curitiba são opções divertidas e gratuitas para os amantes de leitura, artes e tradições populares. A programação de agosto oferece atividades para todas as idades, como rodas de leitura, aulas de idiomas, roda de `causos´, oficinas de arte e literatura, aulas de violão e canto.
Quem mora no Umbará pode aproveitar a programação do Farol São Pedro e São Paulo, que oferece rodas de leitura sobre os Causos do Umbará, Coleção Bairros de Curitiba (dias 14 e 28, às 10h).
No Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, na CIC, este mês inteiro é dedicado ao folclore, em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro, celebrado em 22 de agosto. A comunidade pode curtir os contos sobre tradições populares, quadras, adivinhas e ditados. O próximo será no dia 14 (às 10h e às 15h).
O Farol das Cidades, próximo à Ópera de Arame (Abranches), oferece oficinas de artesanato e até momentos reservados ao estudo das religiões (dias 15, 22 e 29, às 9h).
A poucos minutos de carro ou de ônibus, a comunidade encontra o Farol do Saber Machado de Assis (Vista Alegre), com as oficinas de canto (técnica vocal) e de desenho, com a participação do artista Fúlvio Pacheco.
No Farol do Saber Aparecido Quináglia (Santa Felicidade), tem contação de histórias folclóricas com a Bruxa Cidinha (dias 15, 16, 29 e 30, sempre às 14h).
Faróis do Saber
Esses equipamentos públicos fazem parte da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, composta por 194 unidades que, juntas, reúnem acervo superior a um milhão de livros. São também espaços com atividades voltadas às práticas de leitura, projetos culturais e recreativos.
“Os faróis de praça e as bibliotecas temáticas promovem ações culturais e científicas que contribuem para o desenvolvimento das mais diversas formas de leitura”, afirma a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.
“Essas são ações de vivências, de experimentação e de contato com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas e ideias, possibilitando a difusão cultural e a formação”, frisou.
Endereços, datas e horários das atividades, que vão até 31 de agosto, podem ser acessados na Agenda dos Faróis do Saber.