Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Abastecimento

Oficinas rápidas no Mercado Municipal ensinam receitas funcionais

Toda sexta-feira, entre meio-dia e 13 horas, duas nutricionistas da Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) promovem oficinas rápidas, de apenas 15 minutos de duração, para divulgar receitas saudáveis com alimentos funcionais. As oficinas acontecem no Mercado Municipal e não é necessário fazer inscrição prévia. - Na imagem, Taynara e Franciele. Curitiba, 24/04/2014 - Foto: Luiz Costa/SMCS

Toda sexta-feira, entre meio-dia e 13 horas, duas nutricionistas da Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) promovem oficinas rápidas, de apenas 15 minutos de duração, para divulgar receitas saudáveis com alimentos funcionais. As oficinas acontecem no Mercado Municipal e não é necessário fazer inscrição prévia. Nesta sexta-feira, os participantes aprenderam uma receita de gelatina saudável produzida com suco de uva.

O objetivo do projeto é promover a educação para a alimentação saudável, atingindo o público que tem pouco tempo e que frequenta o Mercado durante o período de almoço. A receita muda a cada semana.

“A maioria das receitas é de alimentos funcionais”, afirma a nutricionista Tayana Fernandes Cecon. Os alimentos funcionais são aqueles que, além dos nutrientes normais, possui alguma substância que traz benefícios específicos à saúde. Este é o caso do suco de uva, que possui uma substância chamada resveratrol – que, entre outros benefícios, oferece proteção ao coração.  “Nesta receita utilizamos gelatina incolor, sem sabor, e suco de uva integral. A gelatina com cor e sabor possui corante, conservante e açúcar. O corante muitas vezes provoca problemas respiratórios e alergias”, ensinou a nutricionista durante a oficina.

“Muito útil. Adorei a dica, principalmente para o meu filho, Lorenzo, de um ano”, afirmou a analista de RH Siva Castanha. Ela estava acompanhada do marido, Giuliano, e da sogra, Vera Alice. Enquanto Siva estava atenta à questão do tipo de gelatina a ser oferecida ao filho, a sogra aprendeu que não deve ser adicionado nenhum tipo de substância, como os adoçantes, além do suco de fruta. “Não sou diabética e só uso adoçante, mas que também tem o conservante. Vou parar de usar adoçante”, disse Vera Alice.

A doceira Sonia Maria Pereira também desconhecia os benefícios de não utilizar as gelatinas convencionais. “Achei muito interessante. Nunca tinha pensado em fazer a gelatina com suco de frutas. Gostei muito, é uma ótima iniciativa”, afirmou a doceira. De acordo com a nutricionista Franciele Gabriel, o açúcar interfere na absorção do resveratrol, contido na uva e seus derivados, e de vitaminas e sais minerais contidos nos alimentos. Ao final da apresentação, os participantes degustam a receita produzida.

Entre as receitas já apresentadas durante essas oficinas rápidas estão torta de repolho, bolo integral de maçã e salada de pote, entre outras.

Receita de gelatina de uva
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
500 ml de suco de uva integral


Modo de fazer
-Ferva 250 ml do suco de uva e desligue o fogo.
- Dissolva um pacote de gelatina em pó sem sabor, em seguida acrescente o restante do suco.
- Coloque em forminhas e leve à geladeira.


Dica: você também pode fazer a gelatina diluindo o pó sem sabor em 250 ml de água quente e em seguida acrescentando a mesma quantidade de qualquer suco concentrado (morango, maçã e outros).