A comemoração dos dez anos do programa Mama Nenê na manhã desta terça-feira (28/03), no salão de atos do Parque Barigui, reuniu cerca de 700 profissionais da saúde, dos centros de educação infantil municipais e contratados e representantes de cidades da Região Metropolitana. “Curitiba trabalha para superar as diferenças e fazer a Educação que todos queremos”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila Winkeler, ao abrir o evento.
Nesta tarde, representantes de 128 creches da rede municipal e contratadas serão certificadas como apoiadoras da amamentação. Estas unidades cumprem os dez passos para a certificação, que vão desde a oferta do Cantinho Mama Nenê, espaço exclusivo para amamentação, até orientações e grupo de apoio com foco no aleitamento materno.
O Mama Nenê é o resultado da parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde para incentivar a continuidade da amamentação depois de os bebês começarem a frequentar as creches. A ideia é manter o leite materno como fonte exclusiva de nutrição até o sexto mês de vida, além da oportunidade de contato e afeto entre mãe e filho. “Nossa meta é que essa estratégia possa ser abraçada também pelos centros de educação infantil da rede particular”, completou a secretária.
Para isso, prevê a criação de ambientes onde as mães podem amamentar os filhos com privacidade e conforto. A partir da implantação do programa, os novos projetos de engenharia das creches passaram a ter uma área específica para o Cantinho Mama Nenê.
Oportunidades
O Mama Nenê também facilita a vida das mães que não podem ir à creche (por causa do trabalho, por exemplo), mas têm a possibilidade de enviar o leite para que ele seja oferecido aos filhos em copinhos, por outras pessoas da família (como pais e avós) ou funcionárias das unidades. Cerca de 5,4 mil crianças já foram beneficiadas com a iniciativa.
“Além da oportunidade de compartilhamento de afeto, os bebês amamentados e as mães têm uma série de vantagens para a saúde, como a menor propensão ao câncer e à doença de Alzheimer”, observou a coordenadora do Programa do Aleitamento Materno (Proama) da Prefeitura, pediatra Claudete Closs.
O coordenador do programa de atenção materno infantil Mãe Curitibana Vale a Vida, obstetra Edvin Javier Boza Jimenez, destacou a iniciativa. “Em Curitiba, desde o pré-natal as mães são orientadas a amamentar. É importante que esse aprendizado não se interrompa quando as crianças passam a frequentar nossos berçários”, disse Javier.
Participaram da mesa de abertura a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute, e a diretora do Departamento de Educação Infantil, Elidete Zanardini Hofius.
Música
Na comemoração do 10º aniversário, o Mama Nenê ganhou uma música-tema, composta pelas técnicas da Secretaria Municipal da Educação Vera Molin e Vera Lunardi. No fim do evento, será sorteado um desenho criado pela artista visual Denise Roman, que está fazendo o desenho durante o dia, no Parque Barigui.
Além de Curitiba, participam do evento representantes das cidades metropolitanas de Campo Largo, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul. O objetivo da presença dos técnicos é a troca de experiências na área que podem ser incorporadas as suas rotinas.