O prefeito Eduardo Pimentel recebeu integrantes da comitiva dos chefes da missão adjuntos da União Europeia em Curitiba e tratou sobre futuras parcerias para a capital paranaense. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/5), no Salão Nobre da Prefeitura. O grupo vai permanecer em Curitiba e também vai para Foz do Iguaçu, no Oeste. Também participaram da reunião os cônsules-honorários em Curitiba da Suécia, Espanha, Bélgica, Alemanha, Finlândia, França, Portugal e dos Países Baixos.
O prefeito afirmou que Curitiba está sempre aberta para fazer parcerias em todas as frentes, econômicas, culturais e de inovação para troca de ideias com os países da União Europeia.
A missão em Curitiba é formada pelo chefe de missão adjunto da delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, e por chefes de missão das embaixadas da Polônia, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Croácia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal, Suécia, e Eslovênia.
Os chefes de missão adjunto são os cargos correlatos a um vice embaixador, sendo o segundo posto mais alto de uma Embaixada. A comitiva europeia também se encontrou com o governador Ratinho Júnior, nesta quarta-feira (21/5), e fará visitas a algumas fábricas da CIC, à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a pontos turísticos de Curitiba.
Parceria internacional
O chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, afirmou que o encontro reforça essa parceria internacional de Curitiba com as embaixadas e representações da União Europeia.
“Diante das fortes incertezas globais que vivemos, mais do que nunca é necessário reforçar nossa parceria histórica com a União Europeia, baseada nos valores comuns que compartilhamos”, afirmou Feijó.
União Europeia
A União Europeia (UE) é um bloco econômico constituído por 27 países europeus: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.
A população da União Europeia é formada por 449 milhões de pessoas.
Cidades-irmãs
Curitiba abriga a maior comunidade de descendentes poloneses do Brasil, somando cerca de 300 mil pessoas. Além disso, a capital paranaense tem irmandade com três cidades da União Europeia: Coimbra (Portugal), Cracóvia (Polônia) e Treviso (Itália).
Presenças
Também participaram da reunião os chefes de missão adjuntos das embaixadas da Polônia, Maciej Brodowicz; da Áustria, Judith Schildberger; da Bélgica, François Moureau; da República Tcheca, Pavel Šára; da Alemanha, Wolfgang Bindseil; da Espanha, Juan José Escobar Stemmann; da Finlândia, Iiris Hjelt; da França, Olivier Fontan; da Croácia, Gordana Prelcec Sermek; da Itália, Federico Ciattaglia; de Malta, Bernard Vella; dos Países Baixos, Afke Mulder; de Portugal, Cristina Isabel Domingos de Matos; da Suécia, Sten Engdahl; da Eslovênia, Jean Pierre Vonarb; o conselheiro para Assuntos Comerciais da delegação da União Europeia, Vicente Damian Lluna Taberner, e a assistente da delegação da União Europeia, Jéssica Vieira.
O vice-cônsul da Polônia em Curitiba, Mariusz Gitler; e os cônsules-honorários em Curitiba da Suécia, Isabela França; da Espanha, Blanca Hernando; da Bélgica, Lucia Casillo; da Alemanha, Andreas Hoffrichter; da Finlândia, Roseanne Fontana; da França, Antonio Fleischmann; de Portugal, André Bandeira; e dos Países Baixos, Robert de Ruijter, e o chefe interino do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Brasil no Paraná (Erepar), Paulo Pinheiro Machado, também participaram da reunião.