Texto: Carlos Henrique Giglio Junior
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito Eduardo Pimentel participou neste domingo (8/2) da Santa Missa na Igreja da Ordem, que celebrou a ordenação do padre Marcelo Deluca Moreira como novo pároco do templo. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e reuniu fiéis, autoridades e membros da comunidade do Centro Histórico. Após a celebração religiosa, o prefeito visitou a Feirinha do Largo da Ordem, tradicional ponto turístico e cultural da cidade.
Eduardo Pimentel fez questão de acompanhar a celebração religiosa do padre Marcelo, que celebrou seu casamento com a primeira-dama Paula Mocellin e também o batismo dos três filhos do casal.
“Fiz questão de participar desta celebração especial, já que o padre Marcelo é um grande amigo da família e, com certeza, vai contribuir muito com as questões do Centro da cidade. Desejo boa sorte ao amigo nessa nova missão”, destacou o prefeito.
Igreja mais antiga da cidade
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, conhecida como Igreja da Ordem, é o templo católico mais antigo de Curitiba e está tombada como patrimônio cultural do Estado do Paraná desde 1966. Originalmente chamada de Igreja de Nossa Senhora do Terço, foi construída por imigrantes portugueses e concluída em 1737.
O local recebeu a denominação atual após a chegada da Ordem Franciscana à cidade, em 1746, e teve papel importante na história religiosa e cultural da capital, incluindo o atendimento aos imigrantes poloneses no século XIX. Uma restauração completa do templo ocorreu em 1880, durante a visita do imperador dom Pedro II a Curitiba. Em 2024, a Prefeitura de Curitiba liderou uma reforma completa do complexo, que também abrange o Museu de Arte Sacra, anexo à igreja.
Visita à Feirinha do Largo da Ordem
Ao final da celebração, o prefeito visitou a feira, conversou com feirantes, turistas, famílias que passeavam, tomou café turco em uma das barracas e recebeu homenagens de comerciantes que atuam no Centro Histórico.
Dona Hamadi Kanaan Bark e sua filha Yasmin Bark, que comercializam comida árabe na feira, presentearam o prefeito com uma placa trazida do Líbano, como forma de agradecimento pelo apoio aos feirantes da região central.
“Trouxe essa lembrança da minha terra para agradecer. O prefeito sempre nos escuta e nos ajuda. Ele olha com carinho para nós, feirantes do Centro. É um presente abençoado, um pedacinho do Líbano para acompanhar ele”, disse Hamadi.
Outro presente foi entregue por Luiz Fernando Potier, comerciante de antiguidades no Centro Histórico, que presenteou Eduardo Pimentel com um chaveiro da década de 1960 que faz referência ao então governador do Paraná, Paulo Pimentel, avô do prefeito.
“Sempre tivemos grande apreço e uma forte conexão com a história de Paulo Pimentel. Fiz questão de presentear o prefeito como forma de gratidão por tudo o que vem sendo feito pelos comerciantes do Largo da Ordem”, afirmou Potier.
A feira ocupa o espaço da Praça Garibaldi, tendo início na Rua São Francisco e terminando na Rua Martin Afonso, e funciona das 9h às 14h.
São cerca 800 (oitocentas) barracas, com carrinhos, balanço em madeira, cosméticos, tapeçaria, bijuterias, bonecas, chaveiros em feltro; chapéus; bordados; utensílios de cozinha; pintura em telas a óleo ou em cerâmica; selos e moedas para colecionadores, entre outros.
Há quatro praças de alimentação, nas Ruas Trajano Reis, Ermelino de Leão, Jaime Reis e ao lado do Bebedouro. Tem bolachas, mel e derivados, sanduiches, caldo de cana, comidas salgadas, pastel e muitas outras delícias.
Para mais informações sobre cada um dos quiosques, clique AQUI.