Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Qualidade

Eduardo Pimentel exalta nível técnico do Instituto de Engenharia do Paraná

Prefeito em Exercício Eduardo Pimentel, comparece a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselhos, do Instituto de Engenharia do Paraná. Curitiba, 28/04/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Profissionais de diversos setores de engenharia se reuniram na noite de sexta-feira (28/4), na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), para acompanhar a posse da nova diretoria da instituição.

O IEP tem 97 anos e é a mais antiga das entidades da engenharia do Paraná e a terceira do Brasil. Depois de dois de atuação, Nelson Luiz Gomez passou o cargo para José Carlos Dias Lopes da Conceição, que encabeça a nova diretoria eleita para o biênio 2023/2025.

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou do evento, que reuniu centenas de profissionais e convidados, na sede da Rua Emiliano Perneta, 174, Centro, onde o IEP está estabelecido desde 1976.

“Quero dizer para vocês que muitas vezes me chamam de engenheiro pela função que exerci como secretário de Obras Públicas de Curitiba por um período e eu fico muito orgulhoso com isso”, disse Eduardo Pimentel.

Ele citou que sempre atuou em conjunto com profissionais da engenharia e atualmente, à frente também da Secretaria de Estado das Cidades do Paraná, mantém o mesmo comportamento.

“O IEP tem uma importância muito grande no Paraná, graças à capacidade técnica. Temos exemplos recentes da participação da instituição na discussão da engorda da praia de Matinhos e da ponte de Guaratuba”, citou Eduardo Pimentel.

Pacote de obras

O prefeito em exercício também citou que nesta semana autorizou um pacote de obras que totalizam R$ 800 milhões para Curitiba. Parte dessas intervenções são do Projeto Inter 2. Serão mais 16 km de infraestrutura viária requalificados para a implantação de faixas exclusivas ou prioritárias para a circulação da Linha Direta Inter 2 e do Interbairros II.

O ex-presidente do IEP Nelson Luiz Gomez fez um balanço da gestão, relatando as principais ações da instituição no período. “O papel do IEP não está restrito aos seus associados e uma prova disso foi a nossa atuação em busca de solução para os desafios da sociedade atual, como foi o caso do novo modelo de pedágio e as indicações de onde investir o dinheiro da multa da Petrobras pelo derramamento de óleo cru na região de Araucária”, citou Nelson.

Ele disse que a importância do IEP é respaldada pelo volume de pedidos de parcerias da instituição com similares de diversos estados, como Bahia e Alagoas.

Nova diretoria

A posse da nova diretoria marcou a inauguração do novo hall de entrada da sede do IEP, no Centro. Foram eleitos na mesma chapa do novo presidente da instituição, José Carlos Dias Lopes da Conceição, o vice-presidente Rodrigo Paulo Strano Pasqual, a diretora administrativa Janice Kazmierczak Soares, o diretor financeiro Alexandre Mattar Sobrinho e o diretor técnico Antônio Borges dos Reis, além de integrantes dos conselhos fiscal e deliberativo.

Presenças

Participaram também do evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo Assis; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; o vereador Mauro Bobato; o ex-governador Mário Pereira; o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Gilson dos Santos; e o presidente do Tecpar, Celso Kloss.