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Curitiba e região

Eduardo Pimentel destaca importância das obras de ampliação do Contorno Sul e duplicação da PR-423

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhado do governador do Paraná, Ratinho Junior, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, e de demais autoridades, participa do lançamento das obras de duplicação da PR-423 e das vias marginais do Contorno Sul, na CIC. Curitiba, 19/09/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel participou na manhã desta sexta-feira (19/9), ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, da cerimônia que marcou o início das obras de duplicação da PR-423 e das vias marginais do Contorno Sul. Executadas pela concessionária Via Araucária, as intervenções foram anunciadas em evento realizado no Contorno Sul, na CIC, e representam um importante avanço para a mobilidade e o desenvolvimento econômico de Curitiba e região.

“Hoje começa uma obra que vai acrescentar duas novas pistas de cada lado da rodovia e construir marginais em uma área estratégica da cidade. É uma obra metropolitana, que conecta Curitiba a Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, além de ajudar a desafogar o tráfego dentro da cidade”, afirmou o prefeito.

As intervenções também têm como objetivo melhorar a mobilidade e fortalecer o escoamento de cargas na Região Metropolitana de Curitiba.

Ao agradecer ao Governo do Estado e a Via Araucária pelos investimentos que vão servir para desafogar o eixo norte-sul de Curitiba, o prefeito relembrou outra importante intervenção recente, o chamado “contorno do contorno”, ligando Campo Largo a Fazenda Rio Grande por Araucária. “Agora, mais uma vez, estamos garantindo segurança e melhores condições para todos que utilizam diariamente esse importante corredor viário”, completou Pimentel.

Ele também afirmou que as obras iniciadas no Contorno Norte (PR-418) já trouxeram resultados positivos, com aumento das atividades econômicas e geração de empregos nos bairros do entorno. "A duplicação da PR-423 e as marginais do Contorno Sul terão o mesmo impacto, pois são obras fundamentais para a mobilidade urbana e para a integração da capital com a Região Metropolitana”, afirmou o prefeito.

O prefeito ressaltou ainda o lançamento da nova concessão do transporte coletivo da cidade, feito momentos antes na Prefeitura, como importante avanço da mobilidade da capital em décadas. “Com essas iniciativas, fortalecemos Curitiba e a integração com as cidades vizinhas”, disse Eduardo Pimentel.

Obra estratégica

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou o caráter simbólico e estratégico das obras. “A pauta das concessões e privatizações de rodovias era um desafio histórico, marcada por contratos mal planejados e cobranças injustas à população. Nós enfrentamos esse problema com seriedade, garantindo preço justo e, principalmente, obras que modernizam o Estado e aumentam a segurança viária”, disse.

Ratinho Junior detalhou os benefícios das obras. “A duplicação da PR-423, o novo contorno de Curitiba, criará um corredor que ligará Balsa Nova, Campo Largo e Araucária, além de novas conexões até a Fazenda Rio Grande, desafogando o tráfego em cerca de 35%. Paralelamente, avançamos com o Contorno Norte de Curitiba e outras intervenções na Rodovia dos Minérios e trechos urbanos, melhorando a mobilidade e a segurança da população”, disse o governador.

Sobre as obras

No Contorno Sul, as obras incluem 6 km de vias marginais com duas faixas, passeio, ciclovia e uma nova ponte sobre o Rio Barigui, previstas para conclusão em 2027. O projeto prevê ainda pistas duplas, acostamento, canteiro central, iluminação, acessos e retornos em desnível, aumentando a segurança e fluidez do trânsito e reduzindo a circulação de veículos pesados na área urbana.

Até 2029, a rodovia principal será ampliada para quatro faixas por sentido, com novas trincheiras, seis passarelas, ciclovias em ambos os lados e melhorias em entroncamentos e acessos às cidades cortadas pela via.

As obras de duplicação da PR-423 acontecem em 26 quilômetros da Rodovia Engenheiro Adolar Schultze - entre os quilômetros 9 e 35. O trecho estratégico liga a BR-476, em Araucária, às BR-277 e BR-376, em Campo Largo. A ampliação evitará que veículos pesados continuem trafegando pelo perímetro urbano de Curitiba.

Presenças

Também participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, e da Fazenda, Norberto Ortigara; o presidente do Instituto Água e Terra, Éverton Souza; o presidente do Ipardes, Jorge Callado; o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), Gilson Santos; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o CEO da Via Araucária, Sérgio Santillán; os deputados estaduais Paulo Gomes, Flávia Francischini, Alisson Wandscheer e Ney Leprevost; a chefe do Escritório Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT em Curitiba, Marisa Dagmar Tiefensee; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; vice-prefeitos, o secretário do Governo Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, os vereadores de Curitiba Toninho da Farmácia, Zezinho do Sabará, Meri Martins, Jasson Goulart, Fernando Klinger, além e vereadores da região metropolitana.