A Procuradoria-geral do Município (PGM) completou 49 anos no último dia 8 de abril. Para festejar a data, o prefeito Eduardo Pimentel participou, na manhã desta quarta-feira (16/4), de uma solenidade na sede do órgão responsável por fazer a representação jurídica da Prefeitura de Curitiba.
“Em quase cinco décadas, a PGM tem procurado, dentro da lei, os caminhos para que as políticas públicas aconteçam. Muitas ações, obras e ideias que eu preciso colocar de pé ao longo desses quatro anos eu só vou conseguir ao lado de vocês, dando os caminhos, achando os meios legais e fortalecendo o resguardo do gestor público. Quero pedir a vocês a continuidade dessa parceria para a gente entregar uma cidade forte”, destacou Eduardo Pimentel.
A PGM foi criada em 8 de abril de 1976 pelo Decreto 163/1976, assinado pelo ex-prefeito Saul Raiz (1930-2021), em substituição ao então Departamento Jurídico do Município. O Dia da Procuradora e do Procurador Municipal também é celebrado na data.
Segundo a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, a PGM está presente nas decisões e ações mais importantes da Prefeitura de Curitiba. Suas atribuições de assessoramento jurídico, observou ela, garantem ao município economia, celeridade e transparência.
Vanessa Volpi, procuradora-geral do município.“A PGM tem um time muito precioso, tanto em procuradores como também de servidores. Trabalhamos em equipe, com o propósito de viabilizar as políticas públicas, sempre atendendo aos interesses da cidade”, frisou Vanessa Volpi.
A comemoração contou com a participação de servidores, entre procuradores e profissionais de outras carreiras lotados na PGM. Bolo e gengibirra foram servidos para comemorar a data.
Integrantes da Banda Lyra Curitibana foram responsáveis por entreter os convidados. Acompanhados do maestro Diego Bispo da Silva, os músicos Caio Santos (teclado) e Guilherme Fiore (saxofone) puxaram o “Parabéns pra você “ e executaram o hino de Curitiba.
Profissionais competentes
O presidente da Associação dos Procuradores de Curitiba, procurador Paulo Salamuni, destacou a grande responsabilidade que a PGM tem e complementou ressaltando a competência dos profissionais que fazem parte da equipe da advocacia pública municipal. “Hoje é um dia de júbilo, de celebração e de alegria”, reforçou ele.
Além dos servidores da PGM, também estiveram na comemoração Bruno Pandini, controlador-geral do município; e a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso.