Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Escola e cidadania

Eduardo Pimentel conhece prefeita e vereadores da Feliz Cidade

Prefeito Eduardo Pimentel conhece a FelizCidade, minicidade pedagógica do Colégio Católica, e conversa com a prefeita e vice-prefeita, e os vereadores da minicidade. Curitiba, 25/08/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito curitibano Eduardo Pimentel conheceu nesta segunda-feira (25/8), uma cidade diferente: a Feliz Cidade, que fica nas dependências do Colégio Católica, no bairro Bom Retiro.

A Feliz Cidade é uma cidade mirim gerida pelas crianças que estudam na escola. Os pequenos são instruídos por pedagogos e professores a participarem de eleições por duas agremiações:
o Partido Social Mirim e o Partido Ecológico Mirim. Este processo aponta os vencedores que exercem um mandato correspondente a um ano letivo.

A Feliz Cidade tem Prefeitura, da Câmara de Vereadores, área de Comunicação, banco, posto de saúde, comércio, ruas, Centro Cultural, Capela e uma brinquedoteca, porque afinal de contas os políticos mirins são crianças e não dispensam uma saudável brincadeira.

Lição de cidadania

Eduardo Pimentel foi recebido pela sua colega, a prefeita Isadora Roncaglio e a vice Alice Queiroz, ambas do 5° ano. Também participaram da audiência com o prefeito, o presidente da Câmara Vereadores Mirim, Artur Chagas (5° ano); Carolina Rocha (2º ano); Alice dos Santos (2º ano); Ivy Ziegler (3º ano); João Gabriel (3º ano); Emanuel Caron (4º ano); Tales Demantova (4º ano); Stella Ziegler (5º ano); Allana Beatriz (7º ano) e Thayla Pires (7º ano).

O prefeito convidou o grupo de crianças para uma audiência na sede da Prefeitura e contou que já tinha ouvido falar da cidade mirim, elogiou a iniciativa e disse que é na escola que se aprende cidadania.

“Eu acho ótimo e dou meu incentivo. É por isso que eu quero receber vocês lá na Prefeitura e eu vou divulgar essa ideia para que outros colégios façam isso também. Para que deem aula de cidadania. Não é só português, matemática, ciências... é tudo junto. Vocês estão aprendendo a cuidar da cidade e isso é muito importante porque a cidade é de todos”, avaliou o prefeito.

Formando cidadãos

Ele respondeu várias perguntas que as crianças elaboraram sobre a função de prefeito e a gestão da cidade. Uma delas tratava justamente da validade do processo de eleições mirins para ajudar formar cidadãos.

“Acredito, parabenizo e incentivo as eleições mirins. Isso é bom para a cidadania, para o futuro de vocês e para o bem da cidade. Daqui há 20 anos um de vocês pode se tornar vereador, vice-prefeito ou prefeito. A experiência já estão tendo, mesmo que vão para outros ramos de atividade vocês estão aprendendo muito em conviver, em aceitar a opinião dos outros, em saber defender a sua opinião”, explicou Eduardo. 

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available



Alegria de ser prefeito

O vereador mirim Emanuel Caron perguntou como era a experiência de ser prefeito de Curitiba. Eduardo Pimentel

“É uma alegria e uma honra. Eu agradeço a Deus todos os dias essa oportunidade. Ser prefeito de qualquer cidade já é muito bom, porque é onde se faz as coisas acontecerem, cuida da saúde, cuida da educação, cuida das ruas, da limpeza... E ser prefeito de Curitiba, que é a nossa cidade que dá bons exemplos para o Brasil, é uma alegria maior ainda. Então eu acordo todo dia feliz, vou trabalhar feliz. Tenho um monte de desafios, um monte de situações com problemas que a gente precisa enfrentar, mas enfrento com alegria”, resumiu Eduardo.


OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Convite aceito

A prefeita mirim Isadora Roncaglio disse que gostou muito de conhecer o prefeito de Curitiba. “Eu adorei bastante, foi muito legal, ele é muito legal”, disse a menina, que já aceitou o convite para ir conhecer a Prefeitura de Curitiba com seus colegas.

A garota também explicou que gosta muito da experiência de ser prefeita mirim. “É bem legal cuidar da nossa cidade, fazer as propostas, fazer de tudo para conseguir realizar”, frisou.

Campanha e diplomação

De acordo com a coordenadora pedagógica, Vânia Maria Skrsyszowski, os alunos fazem seus materiais de campanha em casa e posteriormente visitam as salas de aula para apresentar as propostas pelo período de uma semana. O Colégio Católica tem um contingente de 500 estudantes.

A eleição para gerir a Feliz Cidade é anual. Podem concorrer a prefeito e vice, estudantes do 5° ano e para o cargo de vereador alunos do 2° ao 7° ano.

Após a votação dos pequenos eleitores e a apuração de votos, acontece a diplomação oficial no teatro do TRE e a cerimônia de posse no colégio.

Presenças

Participaram também do encontro o secretário da Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Curitiba, Marc Sousa; o diretor do Colégio Católica, Celso Luiz Moletta Júnior; a coordenadora-geral Bruna Bassetti Stanieski; e Bruna Quinalha, da Comunicação e Marketing.