Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Celebração social

Eduardo Pimentel acompanha missa de 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, participa da Missa de 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Curitiba, 05/11/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou nesta terça-feira (5/10), no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, da missa de 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). Conduzida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, bispo referencial da PPI, e pelo padre Reginaldo Manzotti, a cerimônia reuniu comunidade, fieis, apoiadores e voluntários da organização em um evento marcado por ritos consagrados de fé e apoio à causa social.

Na missa, Eduardo Pimentel destacou a importância do trabalho voluntário da Pastoral da Pessoa Idosa em Curitiba, no Paraná e no Brasil. “O voluntariado do grupo da Pastoral, com 20 anos de trabalho social, é um gesto de amor, respeito à comunidade e, principalmente, aos nossos idosos. Nós, da Prefeitura de Curitiba, também estendemos nossa mão à causa voluntária, com nossos programas e princípios sociais.”

Programas sociais

Em Curitiba, o atendimento aos idosos começa nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), considerado a porta de entrada para assistência e acolhimento social na cidade. Nesses espaços, existe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde é realizado o Cadastro Único dos idosos para acesso a benefícios sociais, além da oferta de atividades de lazer. 

O município também atende os idosos nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). As unidades do programa assistem pessoas com alguma violação de direitos. Além disso, a FAS (Fundação de Ação Social) mantém unidades de acolhimento para idosos sem famílias ou cuidadores. Pela FAS, os idosos também têm acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de 1 salário mínimo.

Celebração e apoio

Na celebração da missa, dom Peruzzo reforçou, ao centro do altar dourado do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, entre velas verdes acessas para simbolizar a esperança trazida pela ação do voluntariado, a importância dos programas sociais do município de Curitiba. “Quero agradecer a presença de lideranças da Pastoral da Pessoa Idosa, com 23 mil voluntários espalhados no Brasil, e o Eduardo Pimentel, cuja Igreja tem encontrado muita receptividade nos projetos sociais da Prefeitura de Curitiba', disse.

Inspiração

O voluntariado da Pastoral da Pessoa Idosa inspira muitas pessoas a levar mais conforto e solidariedade para idosos em todo o Brasil. 

Eva Gerake, de 54 anos, atua desde 2018 como voluntária do grupo. Começou em Curitiba e agora participa das ações na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana. “Para mim, é uma grande realização levar solidariedade, acompanhar essas pessoas, acolher e encaminhar aos programas de atendimento social, quando necessário. O voluntariado tem um significado espiritual, nos inspira para uma vida de amor e de cura emocional”, destacou.

Programação

No mês de celebração, o grupo promoverá a Grande Festa de 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, no próximo dia 16, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O evento reunirá lideranças religiosas do Brasil inteiro, apresentará o balanço de atividades nesse período e promete reforçar ainda mais a tradição do voluntariado social no país.