Texto: João Salomão
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Um curioso fenômeno meteorológico foi registrado pelo fotógrafo Valquir Kiu Aureliano, da Prefeitura de Curitiba, por volta das 10h30 desta quarta-feira (28/1), no bairro Barreirinha. Enquanto seguia para uma reportagem, Kiu presenciou uma coluna de ar surgir repentinamente no meio da rua e registrou o ocorrido.
Surgiu a dúvida: seria o início da formação de um tornado ou apenas vento forte? De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, trata-se de um redemoinho de poeira, também conhecido como dust devil, pé-de-vento ou miniciclone térmico.
O redemoinho se forma com o tempo seco e muito quente. Se existir baixa pressão naquele ponto, o ar quente que está ao redor vai na direção dela, a corrente sobe, começa a girar e surge o pé-de-vento. Geralmente são ocorrências de curta duração.
O coordenador esclarece que esses redemoinhos trazem riscos pequenos de causar danos. “Podem derrubar ou arremessar objetos soltos, como restos de madeira e sacos de lixo. A poeira levantada pelo vento e os detritos podem sensibilizar os olhos, mas não chega à proporção de estragos de um tornado”, afirma Nelson.
Quando há perigo?
Nelson diz que os redemoinhos só trazem riscos maiores quando associados aos incêndios florestais, pois podem espalhar o fogo. Quando ocorrem nestas condições são chamados de redemoinhos de fogo ou fire whirl. “Nestas situações podem provocar ignições secundárias, aumentando abruptamente a velocidade e intensidade do fogo e também pode cruzar aceiros e linhas de controle, atingindo assim outras localidades, sendo um perigo maior”, ensina o coordenador.
Chame a Defesa Civil
Se você avistar um fenômeno e suspeitar que possa causar algum incidente ou perigo, contate a Defesa Civil de Curitiba, telefonando para o 199 ou para o Corpo de Bombeiros chamando no 193.