Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Facilidade

e-Cidadão: base de dados da Prefeitura de Curitiba pode ser acessada pelo GOV.BR

Base de dados da Prefeitura de Curitiba pode ser acessada pelo GOV.BR. FOTO: Divulgação/SECOM (gerado por IA)

O e-Cidadão, base de dados que integra os serviços municipais da Prefeitura de Curitiba, acaba de ser integrado ao GOV.BR, plataforma do Governo Federal que unifica os canais digitais das diversas áreas, descomplicando o acesso a serviços e informações do Governo Federal. Com a novidade, os usuários do e-Cidadão encontram, na tela inicial, a opção “Entrar com GOV.BR”.

O GOV.BR e o e-Cidadão são entradas de acesso a muitos serviços e são facilitadores para que o cidadão acesse os serviços públicos de um jeito simples.

"A integração com o GOV.BR oferece ao cidadão mais uma opção de autenticação para acessar os serviços do e-Cidadão, sem a necessidade de memorizar uma nova senha. Além de tornar a navegação mais prática, esse avanço contribui para aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais, ao utilizar uma plataforma segura e validada pelo governo federal”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elziane Cazura Xavier.

Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão cadastradas no e-Cidadão. Aqueles que preferirem poderão continuar utilizando o login e a senha que já usam quando acessam o e-Cidadão para fazerem a sua autenticação.

Desde a implantação do novo serviço, a credencial GOV.BR já foi utilizada em mais de 43 mil autenticações. Deste total, mais de 5 mil com nível de confiabilidade cadastral Prata, no GOV.BR, foram promovidas ao nível 4 no e-Cidadão; e quase 14 mil com nível Ouro no GOV.BR foram elevadas ao nível 5, o mais alto grau de confiabilidade cadastral no e-Cidadão.

Atualmente, o e-Cidadão tem mais de 100 aplicações vinculadas, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos.

A mais recente foi a integração da Agenda online ao e-Cidadão, que possibilita marcar atendimentos para mais de 1,4 mil serviços em 115 departamentos da Prefeitura de Curitiba.

Confiabilidade

O GOV.BR atribui diferentes níveis a cada conta – ouro, prata ou bronze – conforme aspectos de segurança. As contas ouro e prata do GOV.BR correspondem aos níveis 5 e 4 do e-Cidadão, as mais altas da base da Prefeitura.

O e-Cidadão atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é integrado à base da Receita Federal do Brasil. Por isso, as informações cadastradas junto à Receita devem ser as mesmas dadas ao e-Cidadão.

Além disso, Curitiba faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), que busca a ampliação do acesso aos serviços públicos pelo país. O grupo formado por todas as capitais brasileiras é conduzido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O objetivo da Rede GOV.BR é promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas ao governo digital no setor público.