Ir para o conteúdo
Missão internacional

Durante audiência no Vaticano, prefeito Eduardo Pimentel convida Papa Leão XIV para visitar Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel com a primeira-dama Paula Mocellin, na audiência com o Papa Leão XIV. Vaticano, 21/01/2026. Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou de uma audiência, nesta quarta-feira (21/1), com o Papa Leão XIV no Vaticano. O compromisso integra a agenda do prefeito da missão oficial de Curitiba na Itália.

“Acabei de encontrar, o papa Leão XIV. Foi um momento abençoado para mim e para minha esposa Paula Mocellin. Convidei o papa para conhecer Curitiba e também pedi uma benção e orações pela nossa cidade”, disse o prefeito curitibano.

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Cruz curitibana

Em homenagem aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano, Eduardo Pimentel entregou ao papa uma cruz produzida com a terra proveniente do Bairro Novo do Caximba.

O artefato foi confeccionado pelo escultor Rafael Sartori no Atelier de Esculturas do Memorial Paranista e apresenta Cristo crucificado em bronze, emoldurado por uma cruz de madeira, fixada por três pontos de ancoragem sobre uma base também em madeira.

O bronze recebeu como pigmento a própria terra do Caximba, unindo o maior projeto socioambiental da cidade com um símbolo de fé.

Prefeito de Roma e FAO

A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas, entre elas o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Além da audiência com o papa Leão XIV, nesta quarta-feira (21/1), o prefeito também se encontrou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza para falar sobre as potencialidades de Curitiba na atração de capital estrangeiro.

O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.

Missa na Basílica Papal

Um dos momentos centrais das comemorações do bicentenário será a Missa Solene de Ação de Graças, no dia 23 de janeiro, às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.

O Bicentenário rememora o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciado com a chegada a Roma, em 1824, de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, primeiro Encarregado de Negócios do Brasil junto à Santa Sé.