Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Caminhando pelo passado

Domingo no Centro terá visita guiada para homenagear a história e presença negra em Curitiba

Domingo no Centro terá visita guiada para homenagear a história e presença negra em Curitiba. Foto: Cido Marques

Neste mês de maio, o Domingo no Centro ganha uma novidade na programação cultural. A visita guiada Caminhando através do Passado, uma ação de educação patrimonial promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Escola de Patrimônio e em parceira com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

A visita guiada acontece no domingo (25/5), Dia Mundial da África, com início às 10h. O ponto de encontro é o Bondinho da Leitura, no Calçadão da Rua XV de Novembro, onde acontece o Domingo no Centro. 

Eduardo Pimentel lança pacote com R$ 5 milhões para projetos culturais em Curitiba
Inédito, edital de R$ 1 milhão valoriza produção cultural nas comunidades mais afastadas de Curitiba
Antiga construção histórica no São Francisco é restaurada para abrigar a nova sede do Centro de Referência Afro de Curitiba

Com duração de duas horas, o passeio será conduzido pela pesquisadora Clarissa Grassi, especialista em patrimônio cultural. Serão disponibilizadas 40 vagas. “A proposta das visitas guiadas é estimular a ocupação dos espaços públicos da região central, diz Clarissa.

Presença negra

Nesta edição, o percurso celebra o Dia da África e tem como tema central a presença negra em Curitiba, destacando monumentos e locais relacionados a nomes que deixaram sua marca na cidade. O público vai conhecer aspectos da história da cidade que estão ligados a Antônio Rebouças Filho, engenheiro responsável pelo primeiro sistema de água encanada de Curitiba; Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil; Maria Nicolas, professora e pesquisadora; e Edgard Antunes da Silva, ex-presidente do Clube Operário.

“É uma forma de conhecermos um pouco mais sobre os equipamentos públicos da cidade, mas também entendermos o papel fundamental que a população negra exerceu e ainda exerce na construção e consolidação da cidade de Curitiba”, afirma Gabriel Paris, coordenador da Escola de Patrimônio, da FCC.

O trajeto parte da Praça Zacarias, uma das mais antigas da cidade e local de forte simbolismo histórico, já tendo abrigado o primeiro Mercado Público e o Museu Paranaense. Dali, o grupo segue para o Instituto de Educação do Paraná, passa pelo Edifício Moreira Garcez, conhecido como Tatu, e encerra no famoso Palácio Avenida. Durante o percurso, também serão abordadas as histórias por trás de nomes de ruas do entorno, como Dr. Muricy e Emiliano Perneta.

Serviço

Visita guiada Caminhando através do passado
Data: domingo (25/5), das 10h às 12h
Ponto de encontro: Bondinho da Leitura (Rua XV de Novembro)
Vagas: 40 participantes (por ordem de chegada)
Percurso: Praça Zacarias - Instituto de Educação do Paraná - Edifício Moreira Garcez - Palácio Avenida