Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pedagogia urbana

Domingo no Centro terá rolêficina do Plano Diretor em visita guiada a prédios históricos

As transformações urbanísticas da Barão do Rio Branco e da Rua Riachuelo serão tema da visita guiada no Domingo no Centro, no dia 19 de outubro. Foto: Divulgação

A revisão do Plano Diretor entra na programação desta edição do Domingo no Centro (19/10). As caminhadas de reconhecimento do território urbano - as rolêficinas - criadas durante as oficinas comunitárias realizadas nas administrações regionais - serão a temática da visita guiada Caminhando Através do Passado. 

A rota dos poderes legislativo e executivo, estabelecida na Rua Barão do Rio Branco durante a ocupação urbana de Curitiba e o comércio dos imigrantes na Rua Riachuelo estão no roteiro, assim como o Passeio Público e a Rua XV de Novembro. O passeio, conduzido pela especialista em patrimônio histórico Clarissa Grassi, vai abordar as transformações urbanísticas ocorridas no eixo, a partir da antiga estação de trem. O ponto de encontro para a saída será em frente ao Museu Ferroviário, na Praça Eufrásio Correia.

Durante a caminhada, prevista para ocorrer das 10h às 12h, os participantes vão conhecer curiosidades históricas e as mudanças no espaço urbano ao longo dos anos. A ação tem o apoio da Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba e, em sua sexta edição, inclui a atividade de pedagogia urbana promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), no contexto da revisão do Plano Diretor da cidade.

“Envolver a comunidade em temas áridos como o planejamento urbano foi uma das estratégias de participação social que a metodologia de revisão se propôs a fazer. Caminhar pelo Centro e conhecer mais sobre a história é uma forma de pertencer à cidade e defendê-la”, aposta o arquiteto Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Ippuc, e coordenador geral da revisão do Plano Diretor.

O trajeto contempla ainda o primeiro parque da cidade e um dos primeiros do Brasil, o Passeio Público, um oásis verde no Centro e um dos pioneiros do país a receber soluções baseadas na Natureza, para contenção de alagamentos e enchentes, antes mesmo de a estratégia ser adotada em outros pontos da cidade e por planejadores atentos às mudanças climáticas.

A caminhada segue pelo calçadão da Rua XV de Novembro e vai ser encerrada junto ao Bondinho da Leitura. “A ação de educação patrimonial tem como objetivo principal convidar a população a ocupar os espaços públicos do Centro, propiciando um olhar para a história da cidade por meio da arquitetura, curiosidades, trajetórias de personalidades a processos de urbanização ao qual Curitiba foi submetida ao longo da história”, explica Clarissa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 10h desta quinta-feira (16/10), no Guia Curitiba, neste link. São 80 vagas e o prazo termina no sábado (18/10).