Eles já estão na palma das mãos dos curitibanos e agora têm sua utilidade reconhecida nacionalmente. Os dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba, Curitiba App e Saúde Já, estão entre os Top 20 do Prêmio iBest na categoria Governo Municipal. A classificação reforça o protagonismo da capital paranaense na oferta de soluções digitais que facilitam o acesso da população aos serviços públicos.
Desde a primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento da excelência na internet no Brasil. Atualmente, é o maior prêmio do país e também do mundo, com aproximadamente 31 milhões de usuários únicos somente em 2024.
Ao integrar a lista dos 20 melhores aplicativos de governo municipal, os apps ganham visibilidade nacional. No entanto, entre os curitibanos, eles já fazem parte da rotina.
Para o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, a tecnologia tem sido uma aliada para aproximar a Prefeitura dos cidadãos.
“Esses aplicativos mostram que é possível oferecer serviços públicos com agilidade, transparência e foco nas pessoas. Curitiba tem feito da inovação uma ferramenta de inclusão e cuidado”, afirma.
Saúde Já
Desde o lançamento, em 2017, o Saúde Já conquistou 2,3 milhões de usuários e tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba.
Pelo aplicativo, é possível armazenar exames médicos no celular, além de acessar diversas outras informações de saúde, como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar à empresa, exames laboratoriais e prescrições para retirada de medicamentos. Já foram registradas 150 milhões de mensagens enviadas, 663 mil consultas agendadas em serviços especializados e 900 mil documentos médicos, principalmente receitas, disponibilizados para agilizar o atendimento e facilitar o acesso à informação.
Segundo a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, receber a indicação pelo aplicativo Saúde Já Curitiba no Prêmio iBest é um reconhecimento muito importante, uma vez que o aplicativo é uma ferramenta que traduz a inovação, a eficiência e o cuidado com que tratamos a saúde pública em Curitiba.
"Essa indicação mostra que estamos no caminho certo. O Saúde Já Curitiba é mais do que um app: é uma expressão da nossa política pública de saúde digital, que valoriza o tempo do curitibano e promove a organização do sistema de forma inteligente. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de muitas equipes da Prefeitura, que têm como prioridade o bem-estar da população. Ver esse esforço reconhecido nacionalmente reforça nosso compromisso de seguir investindo em tecnologia e humanização no cuidado à saúde”, afirma a secretária
Curitiba App
Desde 2019, o acesso a informações da Prefeitura foi ampliado com a criação do Curitiba App, o primeiro aplicativo integrado para smartphones e tablets desenvolvido por uma capital brasileira. Ele se consolidou como o principal hub digital da administração municipal.
Com a plataforma, o cidadão tem acesso a mais de 600 serviços. É possível consultar e pagar impostos como o IPTU, buscar informações sobre equipamentos públicos, se informar sobre eventos na cidade e acessar notícias oficiais.
Um dos recursos mais utilizados é a consulta de horários e itinerários de ônibus em tempo real, ferramenta essencial para quem utiliza o transporte coletivo. O aplicativo também integra o programa Curitiba Lê, que disponibiliza um acervo de livros digitais para leitura gratuita diretamente na plataforma.
O diretor de Inovação e Inteligência de Dados, Thiago André Costa, explica que, além da página inicial com os principais ícones de serviços, o Curitiba App conta com um mecanismo de busca eficiente, tudo em um ambiente simples e acessível. O reconhecimento nacional, segundo ele, é reflexo de um trabalho contínuo de evolução digital.
“Estamos sempre ouvindo os curitibanos e aprimorando os canais de atendimento. O Curitiba App e o Saúde Já são exemplos de como a tecnologia pode transformar a relação do cidadão com a cidade, de forma simples e efetiva”, diz o diretor.