Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prêmio IBest

Dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba estão entre os melhores do Prêmio iBest

Dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba estão entre os melhores pelo prêmio Ibest.


Eles já estão na palma das mãos dos curitibanos e agora têm sua utilidade reconhecida nacionalmente. Os dois aplicativos da Prefeitura de Curitiba, Curitiba App e Saúde Já, estão entre os Top 20 do Prêmio iBest na categoria Governo Municipal. A classificação reforça o protagonismo da capital paranaense na oferta de soluções digitais que facilitam o acesso da população aos serviços públicos.

 Desde a primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento da excelência na internet no Brasil. Atualmente, é o maior prêmio do país e também do mundo, com aproximadamente 31 milhões de usuários únicos somente em 2024.

Ao integrar a lista dos 20 melhores aplicativos de governo municipal, os apps ganham visibilidade nacional. No entanto, entre os curitibanos, eles já fazem parte da rotina.

Para o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, a tecnologia tem sido uma aliada para aproximar a Prefeitura dos cidadãos.

“Esses aplicativos mostram que é possível oferecer serviços públicos com agilidade, transparência e foco nas pessoas. Curitiba tem feito da inovação uma ferramenta de inclusão e cuidado”, afirma.

Saúde Já

Desde o lançamento, em 2017, o Saúde Já conquistou 2,3 milhões de usuários e tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba.

Pelo aplicativo, é possível armazenar exames médicos no celular, além de acessar diversas outras informações de saúde, como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar à empresa, exames laboratoriais e prescrições para retirada de medicamentos. Já foram registradas 150 milhões de mensagens enviadas, 663 mil consultas agendadas em serviços especializados e 900 mil documentos médicos, principalmente receitas, disponibilizados para agilizar o atendimento e facilitar o acesso à informação.

Segundo a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, receber a indicação pelo aplicativo Saúde Já Curitiba no Prêmio iBest é um reconhecimento muito importante, uma vez que o aplicativo é uma ferramenta que traduz a inovação, a eficiência e o cuidado com que tratamos a saúde pública em Curitiba.

"Essa indicação mostra que estamos no caminho certo. O Saúde Já Curitiba é mais do que um app: é uma expressão da nossa política pública de saúde digital, que valoriza o tempo do curitibano e promove a organização do sistema de forma inteligente. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de muitas equipes da Prefeitura, que têm como prioridade o bem-estar da população. Ver esse esforço reconhecido nacionalmente reforça nosso compromisso de seguir investindo em tecnologia e humanização no cuidado à saúde”, afirma a secretária

Curitiba App

Desde 2019, o acesso a informações da Prefeitura foi ampliado com a criação do Curitiba App, o primeiro aplicativo integrado para smartphones e tablets desenvolvido por uma capital brasileira. Ele se consolidou como o principal hub digital da administração municipal.

Com a plataforma, o cidadão tem acesso a mais de 600 serviços. É possível consultar e pagar impostos como o IPTU, buscar informações sobre equipamentos públicos, se informar sobre eventos na cidade e acessar notícias oficiais.

Um dos recursos mais utilizados é a consulta de horários e itinerários de ônibus em tempo real, ferramenta essencial para quem utiliza o transporte coletivo. O aplicativo também integra o programa Curitiba Lê, que disponibiliza um acervo de livros digitais para leitura gratuita diretamente na plataforma.

O diretor de Inovação e Inteligência de Dados, Thiago André Costa, explica que, além da página inicial com os principais ícones de serviços, o Curitiba App conta com um mecanismo de busca eficiente, tudo em um ambiente simples e acessível. O reconhecimento nacional, segundo ele, é reflexo de um trabalho contínuo de evolução digital.

“Estamos sempre ouvindo os curitibanos e aprimorando os canais de atendimento. O Curitiba App e o Saúde Já são exemplos de como a tecnologia pode transformar a relação do cidadão com a cidade, de forma simples e efetiva”, diz o diretor.