As 16 Casas de Leitura de Curitiba vão receber cinco mil livros novinhos em folha doados pela editora Maralto. A contribuição foi oficializada no Festival da Palavra e os livros começam a chegar às prateleiras na segunda quinzena deste mês.
Além das Casas de Leitura, outros espaços que receberão parte da doação são as dez unidades das Tubotecas, pequenas bibliotecas em estações-tubo de Curitiba.
Os livros estão sendo catalogados e separados na Coordenadoria de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba. “Tanto para os leitores como para os mediadores literários é importante que cheguem livros novos para que a gente possa desenvolver os projetos com maior flexibilidade”, afirma Patrícia Wolke, gerente das Casas de Leitura.
Entre os 5 mil livros estão 59 títulos que vão abastecer de novas histórias as Casas da Leitura, a maior parte de literatura infantil e infantojuvenil. Alguns dos novos títulos são de autores curitibanos, como O Caçador Chegou Tarde, de Luís Henrique Pellanda, e os livros do ilustrador Rogério Coelho. “É extremamente importante ter autores locais nos espaços da Fundação Cultural como uma forma valorizar nossa produção literária” declara Patrícia.
Casas da Leitura
As 16 Casas da Leitura estão localizadas em diferentes bairros de Curitiba, e contam com uma programação gratuita que varia todos os meses. Rodas de leitura, contações de histórias e até mesmo clubinhos do livro são alguns dos exemplos de atividades disponíveis nos espaços.
Além desses projetos, todo o acervo de livros é liberado para empréstimo, necessitando apenas de um cadastro de documentos pessoais.
Editora Maralto
Localizada em Curitiba, a editora Maralto publica livros de literatura, narrativas infantis, artes visuais e dicionários para leitores de todas as idades. Com nomes premiados da literatura nacional, a editora também é casa do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.