Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Jornada do Câncer

Diretor-geral do Inca conhece estrutura do tratamento do câncer de Curitiba

Secretária da Saúde, Tatiane Filipak, recebe o presidente do Inca, Roberto Almeida Gil e comitiva

A secretária Municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, recebeu, nesta terça-feira (29/7) o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Almeida Gil, e sua comitiva. O grupo veio à capital paranaense conhecer a estrutura de atendimento ao câncer do SUS curitibano, as estratégias preventivas utilizadas na cidade e o projeto Jornada Digital do Câncer de Mama, desenvolvido desde 2024 em parceria com a farmacêutica Roche.

“É com imensa satisfação que recebemos a equipe do Inca em nossa cidade para mostrar os projetos em desenvolvimento. Curitiba tem sede de inovação e estamos abertos a parcerias para qualificar ainda mais a jornada do paciente na prevenção e tratamento do câncer”, declarou Tatiane Filipak.

Desde novembro de 2024, Curitiba está desenvolvendo o Projeto Jornada Digital do Câncer de Mama, inicialmente aplicado no Distrito Sanitário Cajuru e com a possibilidade de ampliação para toda cidade.

O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Roche visa a implantação de uma plataforma digital que irá facilitar a troca de dados entre os sistemas de saúde do SUS, para aprimorar a gestão integrada do atendimento da paciente com câncer de mama. O projeto inclui capacitação de equipes e aperfeiçoamento dos sistemas que envolvem todo atendimento da paciente com câncer de mama, que geralmente são fragmentados.

Para o presidente do Inca, a experiência inovadora de Curitiba poderá subsidiar outras iniciativas pelo país.

“Estou muito feliz com o que estou vendo em Curitiba, uma experiência que aborda a transversalidade da jornada do paciente com câncer de mama. Os resultados obtidos aqui poderão subsidiar novas políticas públicas com o objetivo principal de reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer em nosso país”, definiu Roberto Almeida Gil.

Depois da reunião no gabinete da SMS, o grupo conheceu a Central Saúde Já, também na sede da secretaria, e o Hospital Erasto Gaertner, referência municipal oncológica.

Nestas quarta (30/7) e quinta-feira (31/7), a equipe do Inca participa do workshop oferecido pela Roche dentro do projeto da Jornada Digital do Câncer de Mama, em desenvolvimento no DS Cajuru. O encontro envolve cerca de 40 profissionais das equipes técnicas do Inca, da Roche, da SMS, do ICI e dos hospitais Erasto Gaertner e Evangélico Mackenzie, parceiros neste projeto.