Nesta segunda-feira (13/10) é celebrado o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989 com o objetivo de promover uma cultura focada na prevenção e redução do risco e das perdas por desastres.
A data visa dar visibilidade à forma como as pessoas e as comunidades em todo o mundo estão reduzindo a sua exposição aos perigos naturais, incrementando a resiliência das comunidades locais.
O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, falou que a data incentiva que governos, instituições e comunidades reconheçam que os desastres não são apenas fenômenos naturais, mas consequências diretas da ação humana.
“O 13 de Outubro reforça a importância de investir em políticas públicas e ações preventivas como mapeamento de áreas de risco, educação comunitária e fortalecimento das defesas civis locais para salvar vidas e reduzir perdas econômicas e sociais”, declarou Nelson.
A data também promove a valorização do papel de cada cidadão na construção de cidades mais seguras e resilientes, reforçando o lema “Somos todos Defesa Civil”.