Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação e prevenção

Dia do Ciclista em Curitiba tem blitz com orientações sobre segurança no trânsito

Blitz educativa marca o Dia do Ciclista em Curitiba com ações de conscientização sobre segurança no trânsito. Curitiba, 20/08/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O Dia Nacional do Ciclista, nesta terça-feira (19/8), foi marcado por uma ação de conscientização: uma blitz educativa promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio da Superintendência de Trânsito e da Escola Pública de Trânsito ABC. Ao todo, 200 ciclistas foram abordados.

A ação foi realizada na Avenida Sete de Setembro, em frente à Rodoferroviária de Curitiba, visando ressaltar práticas de segurança para a prevenção de acidentes, visto que os ciclistas fazem parte dos públicos mais vulneráveis no trânsito. De acordo com dados do Batalhão de Trânsito, da Polícia Militar (BPTran), desde 2012 foram registrados 4.903 acidentes envolvendo bicicletas na capital paranaense. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram 310 acidentes, que resultaram em 141 vítimas.

Segundo Bruno Pessuti, superintendente de Trânsito da SMDT, é fundamental que ciclistas compreendam que a bicicleta também é um veículo e deve seguir as normas de trânsito.

“Curitiba possui quase 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária, entre ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. É essencial que os ciclistas respeitem a sinalização e utilizem equipamentos de segurança. Isso permite que outros motoristas os vejam e assim, adotem um comportamento preventivo para evitar acidentes”, afirmou.

Pessuti também ressaltou que as bicicletas são cruciais para a mobilidade sustentável, pois reduzem a emissão de poluentes e promovem bons hábitos para a saúde física. “Essa ação reforça a segurança, enfatizando a importância dos ciclistas para o trânsito de Curitiba", disse.

A iniciativa foi bem recebida pelo público. Adelson Matias, que faz entregas de aplicativos de delivery, destacou a importância dos equipamentos. “Já passei por situações onde carro quase me acertou. Graças a Deus não aconteceu nada, porque estou sempre com os equipamentos, capacete, óculos, luvas e roupas fechadas”, contou

Escolha da data

Instituída pela Lei nº 13.508/2017, a data faz uma homenagem ao biólogo e ciclista Pedro Davison, que morreu em um acidente de trânsito em Brasília, em 2006. Desde então, o dia se tornou um marco para reforçar a necessidade de segurança e do respeito entre todos os usuários das vias públicas.

Presenças

Também participaram da ação, a diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, Melissa Puertas Sampaio, o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia, o diretor do Departamento de Fiscalização da SMDT, Gerson Gunha, agentes de trânsito, policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran), servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria Estadual de Educação e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), além de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária e do Programa Vida no Trânsito.