O Parque Barigui receberá no sábado, 21 de setembro, o Dia da Cidadania Especial (Dices), um evento para celebrar a cidadania da pessoa com deficiência. Serão promovidas atividades de lazer, cultura, esporte, saúde e outros serviços das diferentes esferas públicas, instituições de ensino e que atendem a pessoa com deficiência. Será das 9h às 17 horas.
“São mais de 30 entidades oferecendo desde corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, minioficina de Libras até a distribuição de mudas e microchipagem de animais”, conta Mirella Prosdocimo, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.
Durante o evento, o prefeito Gustavo Fruet e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, assinam a adesão da cidade de Curitiba ao Plano Viver Sem Limites, do governo federal. Outros prefeitos da região metropolitana estarão presentes e também assinam a adesão ao programa.
O Plano Viver Sem Limites tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014, para todos os municípios do Brasil.
Atrações
O Dia da Cidadania Especial terá música, a partir das 13 horas. Inicia com o Hip Hop do grupo do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação. Os Cantores de Angola também se apresentam, além da dança dos "Amigos do Sabará"; apresentação de circo com a Trupe Novembro e, para finalizar, show com A Banda Mais Bonita da Cidade. Durante a tarde ainda haverá dança com o grupo da Associação de Pais, Amigos e Comunidade do Banco do Brasil, e teatro de fantoches da Guarda Municipal.
Além das apresentações artísticas, haverá diversas barracas, com serviços gratuitos e comercialização de produtos das instituições que trabalham com pessoas com deficiência.
Confira os serviços:
Fundação de Ação Social - corte de cabelo; contação de histórias; mostra de artes; pintura em tela; oficinas de musicalização, desenho, pintura facial, dobradura e oficina das sensações.
Trânsito - minicircuito, vivências e esquetes educativas
Abastecimento – agricultura urbana, educação alimentar e unidade móvel de segurança alimentar
Defesa Social – teatro de fantoches
Trabalho e Emprego – encaminhamento para emissão de carteira de trabalho e vagas de emprego para quem portar a Carteira de Trabalho (veja a lista de documentos necessários em: www.curitiba.pr.gov.br) e vagas de emprego (o candidato deve estar com a carteira de trabalho em mãos);
Finanças – emissão de alvará e certidão negativa de débitos, orientação sobre tributos municipais IPTU e ITBI e como emitir alvará de autônomo comercial e MEI – Microempreendedor Individual
Esporte, Lazer e Juventude - apresentação de dança, jogos de mesa, brinquedos infláveis, participação de para-atletas, skate inclusivo e aulão de ginástica.
Meio Ambiente – distribuição de mudas, doação e microchipagem* de animais.
* Serviço realizado somente para residentes em Curitiba. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência.
Saúde - ônibus Cárie Zero e ônibus Adolescente Saudável.
Fundação Cultural – apresentação de circo, música e contação de história
Educação – comercialização de produtos de escolas municipais de educação especial Ali Bark, Helena Antipoff e Tomas Edson e oficina de artesanato do Comunidade Escola.
Pessoa com Deficiência – cadastro de pessoas com deficiência, divulgação e orientação do transporte acesso e demais serviços.
Mulher – divulgação da Lei Maria da Penha e serviços municipais voltados à mulher.
Copel – pesquisa de satisfação, divulgação da fatura em Braille e tarifa social.
Secretaria de Estado da Educação – demonstração de tecnologias, lupa eletrônica, linha Braille, impressora Braille, jogos pedagógicos, materiais adaptados e máquina Braille
Biblioteca Pública do Paraná – livros em Braille, audiolivros e jogos para pessoas com deficiência visual.
Universidade Positivo – canoagem como ferramenta na educação ambiental inclusiva.
Uninter – minioficina de Libras.
Faculdades Integradas Espírita – técnica de yoga, reflexologia, tuiná, auriculoterapia, quick-massage, cromoterapia, avaliação nutricional e postural e apoio psicológico.
Faculdade Evangélica do Paraná – importância do paradesporto e prevenção de câncer de mama em pequenos animais.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – consultoria sobre o Programa da tecnologia Assistiva para o fornecimento gratuito de bengalas para deficientes visuais.
Instituto Federal do Paraná – jogos acessíveis e materiais didáticos adaptados.
Universidade Tuiuti – orientação vocacional, avaliação postural, antitabagismo, avaliação e orientação nutricional.
Faculdade Estácio – orientações jurídicas
SESI/SENAI/ IEL – Instituto Ewaldo Lodi - oferta de vagas para pessoas com deficiência nas empresas parceiras.
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – tecnologia assistiva, orientação sobre órtese e prótese, orientação postural para cuidadores e orientações para atividades da vida diária.
UNILEHU – Tenda das sensações.
Tribunal Regional Eleitoral – orientação para emissão de título de eleitor.