Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com deficiência

Dia da Cidadania Especial terá cultura e serviços no Parque Barigui

O Parque Barigui receberá no sábado, 21 de setembro, o Dia da Cidadania Especial (Dices), um evento para celebrar a cidadania da pessoa com deficiência. Ilustração: Divulgação

O Parque Barigui receberá no sábado, 21 de setembro, o Dia da Cidadania Especial (Dices), um evento para celebrar a cidadania da pessoa com deficiência. Serão promovidas atividades de lazer, cultura, esporte, saúde e outros serviços das diferentes esferas públicas, instituições de ensino e que atendem a pessoa com deficiência. Será das 9h às 17 horas.

“São mais de 30 entidades oferecendo desde corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, minioficina de Libras até a distribuição de mudas e microchipagem de animais”, conta Mirella Prosdocimo, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

Durante o evento, o prefeito Gustavo Fruet e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, assinam a adesão da cidade de Curitiba ao Plano Viver Sem Limites, do governo federal. Outros prefeitos da região metropolitana estarão presentes e também assinam a adesão ao programa.

O Plano Viver Sem Limites tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014, para todos os municípios do Brasil.

Atrações

O Dia da Cidadania Especial terá música, a partir das 13 horas. Inicia com o Hip Hop do grupo do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação. Os Cantores de Angola também se apresentam, além da dança dos "Amigos do Sabará"; apresentação de circo  com a Trupe Novembro e, para finalizar, show com A Banda Mais Bonita da Cidade. Durante a tarde ainda haverá dança com o grupo da Associação de Pais, Amigos e Comunidade do Banco do Brasil, e teatro de fantoches da Guarda Municipal.

Além das apresentações artísticas, haverá diversas barracas, com serviços gratuitos e comercialização de produtos das instituições que trabalham com pessoas com deficiência.

Confira os serviços:

Fundação de Ação Social -  corte de cabelo; contação de histórias; mostra de artes; pintura em tela;  oficinas de musicalização, desenho, pintura facial, dobradura e oficina das sensações. 

Trânsito  - minicircuito, vivências e esquetes educativas

Abastecimento – agricultura urbana, educação alimentar e unidade móvel de segurança alimentar

Defesa Social – teatro de fantoches

Trabalho e Emprego – encaminhamento para emissão de carteira de trabalho e vagas de emprego para quem portar a Carteira de Trabalho (veja a lista de documentos necessários em: www.curitiba.pr.gov.br) e vagas de emprego (o candidato deve estar com a carteira de trabalho em mãos);

Finanças – emissão de alvará e certidão negativa de débitos,  orientação sobre tributos municipais IPTU e ITBI e como emitir alvará de autônomo comercial e MEI – Microempreendedor Individual

Esporte, Lazer e Juventude - apresentação de dança, jogos de mesa, brinquedos infláveis, participação de para-atletas, skate inclusivo e aulão de ginástica.

Meio Ambiente – distribuição de mudas, doação e microchipagem* de animais. 

* Serviço realizado somente para residentes em Curitiba. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. 

Saúde -  ônibus Cárie Zero e ônibus Adolescente Saudável.

Fundação Cultural – apresentação de circo, música e contação de história

Educação – comercialização de produtos de escolas municipais de educação especial Ali Bark, Helena Antipoff  e Tomas Edson e oficina de artesanato do Comunidade Escola.

Pessoa com Deficiência – cadastro de pessoas com deficiência, divulgação e orientação do transporte acesso e demais serviços.

Mulher – divulgação da Lei Maria da Penha e serviços municipais voltados à mulher.

Copel – pesquisa de satisfação, divulgação da fatura em Braille e tarifa social.

Secretaria de Estado da Educação – demonstração de tecnologias, lupa eletrônica, linha Braille, impressora Braille, jogos pedagógicos, materiais adaptados e máquina Braille

Biblioteca Pública do Paraná –  livros em Braille, audiolivros e jogos para pessoas com deficiência visual.

Universidade Positivo – canoagem como ferramenta na educação ambiental inclusiva.

Uninter – minioficina de Libras.

Faculdades Integradas Espírita – técnica de yoga,  reflexologia, tuiná, auriculoterapia, quick-massage, cromoterapia, avaliação nutricional e postural e apoio psicológico.

Faculdade Evangélica do Paraná – importância do paradesporto e prevenção de câncer de mama em pequenos animais.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – consultoria sobre o Programa da tecnologia Assistiva para o fornecimento gratuito de bengalas para deficientes visuais.

Instituto Federal do Paraná – jogos acessíveis e materiais didáticos adaptados.

Universidade Tuiuti – orientação vocacional, avaliação postural, antitabagismo, avaliação e orientação nutricional.

Faculdade Estácio – orientações jurídicas

SESI/SENAI/ IEL – Instituto Ewaldo Lodi - oferta de vagas para pessoas com deficiência nas empresas parceiras.

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – tecnologia assistiva, orientação sobre órtese e prótese, orientação postural para cuidadores e orientações para atividades da vida diária.

UNILEHU – Tenda das sensações.

Tribunal Regional Eleitoral – orientação para emissão de título de eleitor.