A secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, recebeu nesta terça-feira (6/5) uma comitiva de representantes de entidades que reúnem migrantes latino-americanos, africanos e afrodescendentes. O objetivo do encontro foi dar início a um trabalho conjunto, entre a Prefeitura e essas organizações, pela construção de políticas públicas para o segmento.
“É uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel acolher pessoas das diferentes procedências e promover sua cultura”, disse a secretária. A presidente da Ação Social Irmandade Sem Fronteiras, Rockmillys Basante Palomo, definiu o evento como produtivo e representativo. “Aqui estava a pluralidade da migração em Curitiba”, disse, referindo-se também às entidades Instituto Autênticas Brasil, Cáritas Paraná e União da Comunidade de Estudantes e Profissionais Haitianos (Uceph).
A próxima reunião do grupo já tem data e pauta: será no próximo dia 22, às 14h, na SMDH, para definir as atividades relativas à Semana do Migrante e à marcha para marcar a presença de pessoas de outras nacionalidades na cidade. A programação acontecerá em junho.