Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reinauguração

Depois de reformado, Hospital de Rio Branco do Sul tem capacidade para atender população de sete municípios

O prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, prestigiou nesta segunda-feira (6/10) a reinauguração do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. Curitiba, 06/10/2025. Foto: Gilson Abreu

O prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, prestigiou nesta segunda-feira (6/10) a reinauguração do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. A unidade passou por uma ampla obra de reforma e ampliação que a transformou em uma das estruturas hospitalares mais modernas do Vale do Ribeira. Ele estava acompanhado da secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

Com 3.035,43 m² de área construída, o hospital passa a oferecer infraestrutura completa e equipada para atender, com qualidade, cerca de 100 mil habitantes da região, contemplando os municípios de Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná.  

“Esse hospital é muito importante para toda a região e também para Curitiba. Agora os habitantes do Vale do Ribeira não precisam mais viajar para a capital para ter atendimento médico e as mães poderão ter filhos sem ter que viajar em trabalho de parto. Aqui em Rio Branco do Sul eles serão muito bem atendidos e o novo hospital também vai ajudar a desafogar o sistema SUS dos 29 municípios da região metropolitana, diminuindo assim o tempo de espera de atendimentos de toda a região”, afirmou o prefeito em exercício da capital.  

A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, disse que a reabertura da maternidade é uma conquista muito importante para toda a população da região metropolitana de Curitiba.

“Agora as mães de Rio Branco do Su, não precisam mais sair de madrugada para cidades vizinhas para ter seus filhos longe da família. É uma conquista enorme para as famílias, fruto do investimento do Governo do Estado e das contrapartidas do município”, disse a prefeita Karime.

Segundo o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, a entrega do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul representa uma nova era para toda a região do Vale do Rio Ribeira.

 “Inauguramos um hospital moderno, equipado com tecnologia de ponta, que vai atender não só os moradores de Rio Branco do Sul, mas toda a população do Vale do Ribeira. São milhares de pessoas que precisavam se deslocar para hospitais em Curitiba ou Campo Largo e que agora passam a ter acesso próximo e qualificado à saúde”, afirmou.

Além da maternidade, o hospital traz novos exames e serviços e até um heliponto para emergências, garantindo dignidade e segurança para a população do Vale do Ribeira.

Presenças

A inauguração também  contou com a presença de secretários estaduais, como o de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, da Segurança Pública, Hudson Teixeira, da Saúde, Beto Preto, e da Administração e Previdência, Luizão Goulart; do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; dos deputados estaduais Flávia Francischini, Márcia Huçulak, Luiz Claudio Romanelli, Ney Leprevost e Paulo Gomes; dos deputados federais Toninho Wandscheer e Luciano Ducci; além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de municípios da região.