Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Voluntariado

Dentista do Bem faz atendimento solidário em instituições sociais

Adolescentes participantes dos Projetos Parceria Nota 10 e Jogo Limpo, coordenados pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), estão recebendo atendimento solidário de profissionais do projeto “Dentista do Bem”. Foto: Divulgação

Mais de 300 adolescentes participantes dos Projetos Parceria Nota 10 e Jogo Limpo, coordenados pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) em mais de 30 instituições sociais parceiras, estão recebendo atendimento solidário de profissionais do projeto “Dentista do Bem”.

A ação feita parceria com o IPCC iniciou no segundo semestre deste ano. O objetivo é buscar pelo diagnóstico precoce aos problemas odontológicos e o encaminhamento de jovens, com idade entre 11 a 17 anos, para o devido tratamento gratuito clínico ou especializado, feito em consultórios particulares já filiados ao projeto.

“É uma ação que une os esforços destes profissionais de odontologia e que de forma solidária e voluntária melhoram a autoestima e a qualidade de vida de nossos adolescentes participantes dos programas sociais”, explica a Assistente Social do IPCC, Ida Bonamico.

Segundo a coordenadora do projeto Dentista do Bem em Curitiba, Selma Rocha Santos, a avaliação é feita com base em prioridades, que passam pela verificação da existência de dor e da condição social e psicológica dos jovens beneficiados.

“Priorizamos problemas que causam dor, mas também consideramos dados que mostram influência na autoestima do jovem e na possibilidade de aumentar suas chances para admissão ao primeiro emprego”, explica Selma.

Os profissionais de odontologia credenciados (clínicos gerais e especialistas) se inscrevem de forma voluntária e vão às instituições para realização das avaliações e os levantamentos de necessidades e prioridades.

A cirurgiã dentista Juliana Benatto afirma que, após entrevista com os pacientes, são verificadas as ocorrências de lesões cariosas superficiais e profundas. Também são analisadas as condições ortodônticas de cada paciente. “Fazemos uma avaliação completa e os selecionados ganham o atendimento solidário em consultórios da cidade”, afirma.

Além de possibilitar o acesso dos jovens à avaliação junto ao projeto, o IPCC também promove o transporte dos dentistas e repassa materiais usados pelo profissional em procedimentos da avaliação.

O Projeto Dentista do Bem conta atualmente com mais de 200 dentistas voluntários em Curitiba. No Brasil já são mais de 14 mil profissionais credenciados.

Projetos – Para serem avaliados nesta etapa inicial, foram selecionados jovens participantes dos projetos Parceria Nota 10 e Jogo Limpo, mantidos pelo IPCC em mais de 30 instituições sociais.

Pelo Parceria Nota 10, o Instituto faz o repasse de materiais educativos, esportivos e de higiene para as instituições sociais parcerias que mantém programas de atendimento ao contraturno escolar. Pelo projeto também são repassados computadores e mobília usados nas atividades socioeducativas coordenadas por educadores.

O projeto Jogo Limpo faz o atendimento aos adolescentes que participam das atividades esportivas ofertadas em entidades parceiras. Pelo Jogo Limpo são repassados os materiais como: bolas, cones, redes, pinos e outros usados nas atividades realizadas nos fins de semana.

Mais informações pelo telefone (41) 3350-3514.