Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo 2023

Defesa Social apresenta quatro projetos de segurança e trânsito

A muralha digital; Detector de ruídos (objetivos), Operação de transito e programação de semafórica. Curitiba, 23/03/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Prefeitura de Curitiba apresentou quatro projetos com diferentes inovações tecnológicas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e empresas parceiras na Smart City Expo Curitiba 2023, que termina nesta sexta (24/3).

São eles: a Muralha Digital, o monitor de ruídos, o sistema de alerta e alarme de prevenção a desastres e o projeto para melhorar a operação de trânsito da cidade.

“Nosso objetivo é otimizar nossas ações, seja na segurança pública, na defesa civil ou no trânsito com o uso da tecnologia”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).

Saiba mais sobre os projetos

Muralha de Digital

A Muralha Digital é um cerco de monitoramento composto por um sistema de 1,9 mil câmeras de segurança instaladas nos principais pontos da cidade. A iniciativa se mostrou eficiente na prevenção de delitos, registrando uma redução de 40% na criminalidade, nas áreas monitoradas pelo sistema. O programa é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e de Defesa Social e Trânsito (SMDT). A Muralha foi apresentada pelo inspetor da Guarda Municipal Gilberto Oliveira e pelo servidor da Smap Bruno Lara.

Monitor sonoro

No final de 2022, um monitor sonoro foi instalado junto a um radar da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. O dispositivo piloto desenvolvido pela empresa Parkons, em parceria com a Superintendência de Trânsito (Setran), tem como objetivo flagrar o excesso de ruídos gerado nas ruas. Em um mês de funcionamento, ainda no período de testes, foram detectados 1.138 casos de excesso de ruído. Por ser uma tecnologia inédita no Brasil, o equipamento ainda não pode ser usado para autos de infração - mas pode servir de aliado na promoção de políticas educativas. O projeto foi apresentado pelo coordenador da unidade de monitoramento por dispositivos eletrônicos e tecnologia da Setran, Herick Dal Gobbo.

Defesa Civil

O coordenador na Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, apresentou o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção a Desastres de Curitiba (SisAAPrev). O sistema é composto de ferramentas de acompanhamento das condições climáticas e hidrometeorológicas para ações preventivas, preparativas e de mitigação, bem como no apoio às equipes no gerenciamento de incidentes e desastres. São dez estações meteorológicas, as quais possuem sensores para a medição da quantidade de precipitação pluviométrica, radiação solar, raios UV, direção e velocidade do vento e da rajada de vento, temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica. Além disso, mais seis estações hidrológicas, que medirão o nível dos rios de Curitiba, estão em fase de aquisição.

Operação de trânsito

A  Setran também apresentou uma parceria com o Google para um projeto de Prova de Conceito (POC - Proof of Concept). A empresa compartilhará dados do Google Maps e Waze, como velocidade média, volume de tráfego, registros de lentidões e alertas enviados pelos usuários referente às condições do trânsito.

Essas informações serão acrescentadas ao banco de dados da Setran para melhor gerenciamento do tráfego da cidade, como ajustes na programação semafórica e alterações operacionais que ocorrem com bloqueios, desvios, eventos e projetos viários. O tema foi apresentado pelo gerente de planejamento e operação de trânsito da Setran, engenheiro Rodrigo Bzunek Alves.