A Defesa Civil de Curitiba fez nesta quinta-feira (11/12) uma reunião com representantes das dez administrações regionais de Curitiba para elaborar estratégias da Operação Verão 2025/2026. A intenção é prevenir desastres que possam ocorrer durante as ondas de calor e fortes chuvas que costumam atingir Curitiba no verão.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, inspetor Nelson Ribeiro, os eventos extremos estão mais comuns no mundo todo, mas com um trabalho preciso e organizado é possível minimizar danos materiais e evitar fatalidades.
“Nos últimos dias já percebemos a vinda de rajadas de vento que não eram comuns há alguns anos. Por isso vamos organizar a Operação Verão, para que as possamos atender o cidadão de maneira rápida e eficiente”, afirmou Nelson.
Durante o encontro foi estabelecido que a operação será baseada em três pilares: Prontidão Total, Execução Integrada e Comunicação Contínua.
A Prontidão Total se baseia na preparação de equipes em todas as regionais, assim como de material de trabalho. Também testa a comunicação entre as equipes e a comunidade.
A Execução Integrada ocorre com a centralização do recebimento de chamados, coordenação dos que vão atuar no atendimento e produção de respostas em cada situação.
A Comunicação Contínua tem este nome porque ocorre antes durante e após a emergência. Começa com a emissão de alertas e boletins, passa pelos relatórios cobrindo cada etapa do atendimento e depois resulta na elaboração de relatórios e na divulgação ao público do ocorrido.
Os representantes das regionais combinaram ações conjuntas e posteriores reuniões para alinhar detalhes.
Presenças
Estiveram na reunião os administradores regionais José Antônio de Melo Filho (Boqueirão), Rudimar Fedrigo (CIC), Ariane Assis (Matriz), José Dirceu de Matos (Santa Felicidade) e Marcelo Ferraz Cesar (Tatuquara). Também compareceram a coordenadora das regionais na Secretaria do Governo Municipal (SGM), Maria Izabel de Paula, a diretora de Projetos Especiais e TI da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize, os Chefes de Núcleos da Guarda Municipal, Vilson Antônio Stempinhak (Boqueirão) e José Carlos Felipus Costa (Matriz), além de coordenadores, chefes de núcleo e servidores das demais regionais.