Ir para o conteúdo
banner

Capacitação e prevenção

Defesa Civil encerra 2025 com balanço e planejamento do Plano de Auxílio Mútuo em Curitiba

Reunião de encerramento do Plano de Auxílio Mútuo 2025, no auditório da AECIC. Curitiba, 17/12/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, nesta quarta-feira (17/12), na sede da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), a última reunião do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de 2025. O PAM tem como objetivo capacitar as empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas bem como instruir seus funcionários na prevenção destas emergências ou de atuarem de maneira efetiva se uma situação destas ocorrer. Durante o encontro os representantes do programa avaliaram as ações realizadas neste ano e fizeram projeções e planejamentos para o ano vindouro.

O PAM tem diferentes modalidades atuando. O PAM Curitiba, que atua diretamente com instituições privadas, tais como indústrias, comércios e demais empresas. O PAM-Hosp, que atua especificamente em hospitais, clínicas e casas de saúde, e o PAM Rotary, que utiliza a estrutura e alcance dos Rotary Clubs, bem como seus diversos associados, para que sejam capacitados e ajam como multiplicadores dentro das comunidades destes conhecimentos.

O coordenador da Defesa Civil, inspetor Nelson Ribeiro, falou que o Plano de Auxílio Mútuo é um instrumento vital para a prevenção de emergências e atuação dentro de empresas. “Já tivemos muitos casos em que os protocolos ensinados no PAM ajudaram a conter diversos tipos de emergências, tais como incêndios e explosões e posso afirmar que efetivamente salvaram vidas”, afirmou o coordenador

Estiveram presentes na reunião o Coordenador Técnico da Administração Regional CIC, James Schade; o diretor administrativo da Aecic, João Barreto Lopes; a presidente do PAM Curitiba, Ana Cláudia da Silva; o presidente do PAM Hosp, Rafael Rodrigues da Costa; os representantes do PAM Rotary, Luiz Henrique Zanardi e Chang Yen-Li Chain; representando a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba (RMERC), Edilson Imbrunisio, e a capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Capitã Ana Paula Schibelbein.