Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prevenção e Recuperação Ambiental

Defesa Civil de Curitiba participa de seminário nacional sobre riscos em enchentes e deslizamentos

V Seminário Nacional sobre Enchentes e Deslizamentos de Encostas tem palestra do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Inspetor Nelson de Lima Ribeiro. Curitiba, 31/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, apresentou, nesta quinta-feira (31/7), uma palestra sobre o trabalho do órgão frente às mudanças climáticas, durante o V Seminário Nacional Enchentes e Deslizamentos de Encostas, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O seminário teve como tema a Prevenção e Recuperação Ambiental e reuniu, em 25 palestras, especialistas de diversas áreas, tais como geólogos, engenheiros e agentes da Defesa Civil de diversos estados. 

Mauricio Balensiefer, professor da UFPR e um dos organizadores do seminário, explicou que o objetivo é trocar experiências e estratégias para a gestão de áreas de risco de enchentes. ”Nosso objetivo é preparar um manual de gestão que possa ser usado em vários municípios do Brasil, com as medidas preventivas e de contenção de danos que permitam melhor lidar com inundações e alagamentos”, afirmou o professor.


Prevenção

Nelson Ribeiro contou como foi criada e como tem sido a atuação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba. Para ele, os eventos climáticos extremos são inevitáveis, mas com trabalho adequado de prevenção é possível reduzir os danos e o risco de fatalidades.

Ele comparou dois períodos de fortes chuvas na cidade: as de 1995, que deixaram cerca de 2 mil desabrigados, e as de outubro de 2023, que tiveram 8 desabrigados. 

"Em 1995, a chuvas causaram R$ 30 milhões em danos na infraestrutura da cidade. Desde então, a Prefeitura de Curitiba investiu no desenvolvimento da Defesa Civil e em obras para a contenção das enchentes e conseguiu reduzir significativamente os números”, exemplificou o inspetor.

Nelson mostrou que estes resultados foram possíveis porque a cidade investiu na Defesa Civil, oferecendo estrutura de trabalho com pessoal, recursos, coordenação política e tecnologia. Isso permitiu a criação da Gestão Integrada do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que envolve diversos órgão públicos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e da comunidade em geral.

O inspetor falou também dos Planos de Auxílio Mútuos e das Ações de Gestão de Risco, que permitem levar capacitações e treinamentos da Defesa Civil para dentro de hospitais e empresas. Outras ações da Defesa incluem os treinamentos para preparar servidores públicos que trabalham em unidades de saúde, escolas e outros equipamentos.