Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Patrimônio

Defensoria Pública inaugura nova sede em prédio histórico de Curitiba

Prefeito Rafael Greca, participa da inauguração da sede da Defensoria Pública, no Centro. Curitiba, 22/05/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Defensoria Pública do Estado do Paraná inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (22/5), a sua sede central de atendimento em Curitiba. O prédio, na Rua José Bonifácio, 66, atrás da Catedral Basílica de Curitiba, é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), que tinha sido abandonada após um incêndio e agora foi recuperada e destinada a um novo serviço.

Para o prefeito Rafael Greca, presente à solenidade, o bom uso do espaço na região central vem ao encontro do programa Rosto da Cidade, que visa a revitalização urbana do Centro Histórico de Curitiba, com limpeza, pintura e aplicação de resina que facilita a remoção de pichações em imóveis públicos e privados.

“A nova sede da Defensoria Pública é um tesouro do rosto da nossa cidade”, reforçou Greca. “O antigo sobrado das Ferragens Hauer, que data de 1898, agora é recheado pelo importante serviço prestado pelo Estado de dar justiça a quem mais precisa”, completou. O prefeito ainda sugeriu o encaminhamento de um ofício para inscrição do imóvel, que é privado, no programa da Prefeitura para recebimento da resina.

Acesso fácil
O defensor-geral, Eduardo Abraão, contou que o prédio foi todo restaurado para atender a população da melhor forma possível, além de proporcionar fácil acesso. “Com esta nova casa, além de servirmos aos curitibanos, contribuímos com o entorno, aumentando o movimento de pessoas e dando mais vida à área do Marco Zero de Curitiba”, disse.

A cerimônia aconteceu no último andar do prédio, com vista para os fundos da Catedral. A solenidade contou com apresentação do Quarteto da Banda de Música da Polícia Militar e a performance artística do Quarteto de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba.

Compuseram a mesa o juiz Márcio Tokars, primeiro secretário da Associação dos Magistrados do Paraná; o deputado estadual Tadeu Veneri; o defensor público Carlos Augusto Silva Moreira Lima, da Associação dos Defensores Públicos do Paraná; o defensor público Erick Ferreira, coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública; e o monsenhor Carlino Parente de Alencar, da Catedral Basílica de Curitiba. O presidente da Cohab, José Lupion Neto também prestigiou a inauguração.

Prédio

Construído em 1898, foi erguido para sediar o comércio Hauer & Irmão. Cem anos após a inauguração, um incêndio se alastrou pelo edifício e as atividades tiveram que ser encerradas. A reforma começou apenas em 2012, após a venda do prédio em um leilão. A obra foi feita sob a supervisão do Instituo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).