Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade inteligente

Declaração de Valor define princípios e ideais do Vale do Pinhão

Vale do Pinhão define princípios e ideais do ecossistema de inovação de curitiba. Foto: Cido Marques

 

O Comitê de Governança do Ecossistema de Inovação do Vale do Pinhão definiu neste mês a sua Declaração de Valor, que será a base para a implementação das ações planejadas pelos grupos de trabalho para acelerar a integração de empreendedores, empresas, startups, instituições, universidades, investidores e setor público de Curitiba e Região Metropolitana.

Criado há seis meses, a partir de uma proposta do Conselho Municipal de Inovação, o Comitê de Governança do Vale do Pinhão é multidisciplinar, colaborativo e formado por quatro grupos de trabalho (GTs): Governança, Comunicação e Eventos, Jornada de Apoio à Inovação e Monitoramento de Indicadores.

“A Declaração de Valor do Vale do Pinhão representa os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nas discussões para uma integração de todo o ecossistema de inovação de Curitiba e que também impacte na sociedade como um todo”, afirma o advogado Rhodrigo Deda Gomes, presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR e líder do GT de Governança, responsável pela elaboração da Declaração de Valor.  

A Declaração de Valor do Vale do Pinhão traz cinco princípios e ideais: Conectamos para colaborar com coesão; Incluímos a diversidade para sermos mais humanos; Somos criativos para inovar; Agimos com transparência para gerarmos confiança; e Olhamos o futuro para construirmos um presente melhor.

“Frente a uma mudança de percepção do papel de empreendedores, empresas, poder público e de toda a comunidade que integra uma cidade inteligente como Curitiba, tão importante quanto gerar lucro ou bem-estar é gerar valor para a sociedade. Por isso, o Comitê definiu sua Declaração de Valor frente aos desafios de integrar ainda mais o ecossistema e garantir um desenvolvimento sustentável para a capital e região”, diz Deda.

Grupos de trabalho

Além da definição da Declaração de Valor do Vale do Pinhão, outras iniciativas dos grupos de trabalho do Comitê já começaram a ser desenvolvidas. O GT de Comunicação e Eventos, por exemplo, está estruturando um banco de especialistas para o portal oficial Vale do Pinhão www.valedopinhao.com.br, que irão atuar como mentores de empreendedores do ecossistema. “Automatizar a inserção de eventos do ecossistema na agenda do portal é outro trabalho que estamos desenvolvendo”, conta Caio Pitta, líder grupo e fundador da consultoria Professor de Vendas.

Erica Marques, fundadora da Sprint XP Consultoria em Inovação e líder do GT Jornada de Apoio à Inovação, revela que o grupo está fazendo um diagnóstico das “dores” de empreendedores de Curitiba em diferentes estágios dos negócios. “Estamos fazendo um mapeamento da jornada de três empresas, estudando os gargalos e as necessidades, para que possamos propor novas ferramentas no portal do Vale do Pinhão que ajudem empreendedores a encontrarem serviços e soluções para os mesmos desafios”, antecipa ela.

O sócio da startup Realize Hub, Victor Hugo Domingues dos Santos, é líder do GT Monitoramento de Indicadores e lembra que, no último meses, o grupo tem se debruçado no desafio de identificar os indicadores que seriam mais relevantes para os chamados “stakeholders”, ou seja, todos os integrantes do Vale do Pinhão. “A partir de agora, entramos na fase ´beta’, para criarmos a arquitetura dos processos para a disponibilização dos dados”, salienta ele.

Top 7

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e membro do Comitê de Governança do Vale do Pinhão, avalia que a Declaração de Valor estabelece os cinco pilares do ecossistema de inovação da capital. “A partir destes ideais e princípios estaremos trabalhando juntos para um Vale do Pinhão cada vez mais próspero e resiliente”, justifica.

A presidente da Agência Curitiba destaca ainda o reconhecimento da capital como uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, segundo do Intelligent Community Forum (ICF). “Esta conquista é de todo o ecossistema de inovação de Curitiba, que integra o Vale do Pinhão, pois estamos trabalhando juntos para o desenvolvimento sustentável da capital e para garantir que as próximas gerações prosperem. A criação do Comitê de Governança, inclusive, contribuiu para termos este reconhecimento internacional”, diz Cris.

A escolha de Curitiba como um dos Top 7 do ICF levou a capital para a final do prêmio internacional Comunidade Inteligente do Ano, também conferido pela instituição canadense. A grande final ocorrerá no dia 21 de outubro, no fórum global da entidade nos Estados Unidos.

Inscrição no Comitê de Governança do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC pode ser feita: https://forms.office.com/r/ZGCqLyU9Q0 e https://forms.office.com/r/HN1CSdPGmP (grupo de trabalho).