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De vendedor de balas a empresário: Gabriel Marcelino traça o futuro

Atendido pelo Centro Pop Plínio Tourinho. O vendedor ambulante André Marcelino, usa estratégias de marketing e chega a faturar 100 reais por dia vendendo balas nos sinais. Curitiba, 02/05/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

No final de 2017, Gabriel Marcelino resolveu trocar a cidade de Várzea da Palma, no interior de Minas Gerais, onde nasceu, por Curitiba. Não foi a primeira vez que ele esteve na capital paranaense. Em 2014 veio cursar uma graduação em Tecnólogo de Logística, mas não se formou. “O curso não era o que eu imaginava, eu desisti e retornei a Minas, mas adorei Curitiba e disse para mim mesmo que um dia voltaria”, conta.

No retorno à capital paranaense, Gabriel alugou um quarto e começou a produzir e vender iogurte de forma artesanal, ofício que aprendeu com o tio em Minas Gerais. Como não tinha autorização sanitária, foi orientado a buscar outro meio de vida. “Parei com a produção de iogurte e procurei outros trabalhos, mas não foi fácil, acabei ficando sem dinheiro e em julho do ano passado fui acolhido no Centro Pop Plínio Tourinho”, diz.

Desde então Gabriel frequenta o espaço, onde faz as refeições e conta com todo o apoio necessário para se reerguer. Atualmente, ele vende balas nos semáforos com o objetivo de juntar dinheiro e voltar à fabricação de iogurtes, mas desta vez seguindo todos os procedimentos necessários. 

Dedicado, Gabriel concluiu o curso do programa Bom Negócio - Vale do Pinhão, oferecido pela Prefeitura, onde aprendeu conceitos de administração, logística e recursos humanos. Por enquanto, ele aplica o conhecimento nas vendas informais de balas na esquina das ruas Mariano Torres com Nilo Cairo, no Centro. Como ação de marketing, Gabriel usa frases motivacionais nas embalagens das balas. A abordagem sempre simpática e positiva ajuda nas vendas. Recentemente abriu uma página no Instagram, @abasedabala, onde quer compartilhar seu dia a dia.

“Com a ajuda do Centro Pop economizo com as refeições e agora passo as noites em um hotel social, com isso consigo economizar o dinheiro que ganho com a venda das balas”, conta.

Todo o dinheiro que ganha está sendo guardado para a abertura da fábrica de iogurtes, que já tem um nicho de mercado definido e planejamento de vendas. “Quero vender produtos de alta qualidade e com sabores mais funcionais, como goji berry, quinoa e spirulina. Em Curitiba temos mais de 40 feiras e quero vender meus produtos nesses locais. Nos mercados convencionais os iogurtes são cheios de conservantes, vou oferecer um produto diferente”, conclui.

O CNPJ já foi aberto, o nome da empresa está sendo escolhido em conjunto com a equipe do Vale do Pinhão. “Curitiba é uma cidade maravilhosa, oferece muitas oportunidades, graças a ajuda dos programas sociais e do Vale do Pinhão até dezembro deste ano eu abro a minha empresa”, planeja. 

A coordenadora do Centro Pop Plínio Tourinho, Rosângela Zengo, acompanha o progresso do Gabriel. “Ele é um jovem determinado, tenho certeza que terá um grande futuro”, conclui. 

Como funciona o Centro Pop

Ao chegar a um Centro Pop, a pessoa passa por uma triagem do serviço social, onde a necessidade de cada um é identificada. Segundo a coordenadora da unidade, o primeiro passo é regularizar a documentação, a maioria das pessoas não tem documentos básicos como a certidão de nascimento. A entidade ajuda nesse processo e a partir daí, é possível fazer outros documentos. 

Um levantamento feito pela coordenação do Centro Pop Plínio Tourinho revela que desde a inauguração, em maio de 2018, já foram atendidas mais de duas mil pessoas no local e muitas estão no mercado de trabalho com carteira assinada. 

Programa Bom Negócio

Bom Negócio é um programa de capacitação em Gestão Empresarial oferecido pela Prefeitura de Curitiba, uma realização do Vale do Pinhão. Desde a sua criação ajudou a formar mais de 15 mil empreendedores. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site www.bomnegocio.curitiba.br.