Com obras de Mozart a Shostakovich, de Led Zeppelin a Caetano Veloso, os ingressos para o segundo semestre de 2025 da temporada da Camerata Antiqua de Curitiba já estão à venda pela plataforma ZET. A programação reúne apresentações com repertórios que atravessam épocas, estilos e linguagens musicais, além de solistas convidados e regentes internacionais como Guido Sant’Anna, Ramon Theobald, Lucie Barluet e Marília Vargas. Toda a programação no Guia Curitiba.
São 15 concertos até dezembro com o grupo completo, outros exclusivos do Coro ou da Orquestra de Câmara de Curitiba para aproveitar.
“Seguimos fortalecendo esse elo entre a Camerata e o público curitibano, com uma programação que valoriza a música de concerto em toda a sua riqueza”, afirma Janete Andrade, coordenadora de Música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).
Logo em agosto, a Orquestra de Câmara de Curitiba abre a segunda parte da temporada com três programas distintos. O primeiro é dedicado inteiramente à obra de Mozart, com participação do atual maior violinista brasileiro Guido Sant’Anna.
No mesmo mês, o programa Contrastes reúne compositores de diferentes séculos, com destaque para o solo de viola de Guilherme Santana, na peça de Hummel e para a força expressiva da Sinfonia de Câmara de Shostakovich.
Já o Coro da Camerata apresenta o concerto Paisagens Nórdicas com obras de Sibelius, Grieg, Ravel e do contemporâneo Kim André Arnesen, em um programa que fala sobre fé, espiritualidade e união.
Setembro
A agenda segue intensa nos meses seguintes. Em setembro, a Orquestra de Câmara volta ao palco sob regência de Felipe Biesek com um programa centrado na expressividade das cordas, destacando o Concerto em Ré menor de Mendelssohn, com solo de Dan Tolomony, além de obras de Carl Nielsen e Carl Reinecke.
No mesmo mês, o concerto O Tempo Voa, idealizado por Mara Campos, propõe uma reflexão poética sobre a passagem do tempo, com obras corais contemporâneas e arranjos criativos de canções de Dorival Caymmi, Lenine, Tom Jobim e Caetano Veloso.
Outubro
Em outubro, a Orquestra presta homenagem à linhagem musical da família Bach, sob regência e cravo solo de Alessandro Santoro, explorando obras de Johann Sebastian Bach e seus parentes diretos.
A reta final da temporada reserva ainda a montagem do Requiem de Niccolò Jommelli, sob regência de Ramon Theobald e com participação de solistas brasileiros de destaque. Em seguida, acontece o retorno de um dos projetos mais aguardados pelo público: Rock por Arcos, com arranjos orquestrais de clássicos do rock mundial assinados por Gustavo Petri.
Novembro e dezembro
Em novembro, o Coro da Camerata presta uma homenagem à fundadora Ingrid Müller Seraphim com o concerto Chansons d’un autre temps, que reúne preciosidades do repertório coral francês em interpretações de Lucie Barluet e Marília Vargas. A programação se encerra em dezembro, com o tradicional concerto de fim de ano, dessa vez com a rara Cantata e Oratório de Natal de Johann Heinrich Rolle, sob a regência do maestro belga Peter van Heyghen.
Toda a programação está disponível no Guia Curitiba.